terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Servidores da Cultura esperam ter diálogo com Regina Duarte


Congresso em Foco     -     21/01/2020




Os servidores da Secretaria da Cultura esperam que a atriz Regina Duarte, ao assumir o comando da pasta nesta semana, restabeleça um canal de diálogo entre o governo, os servidores e o próprio setor cultural. Eles explicam que, na gestão de Roberto Alvim, a secretaria interrompeu projetos importantes para a cultura e cessou o diálogo com os servidores, que, por isso, ficaram estarrecidos com as declarações nazistas do ex-secretário.

"Envolvimento com as políticas culturais de estado, reativando a efetividade do CNPC [Conselho Nacional de Política Cultural], do SNC [Sistema Nacional de Cultura] e do PNC [Plano Nacional de Cultura]. E diálogo franco e transparente com os servidores e a sociedade." Foi assim que o presidente da Associação dos Servidores do Ministério da Cultura (AsMinc), Sergio Pinto, definiu o pedido da categoria para Regina Duarte, que aceitou fazer um teste no comando da Secretaria de Cultura do governo de Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (20).

Pinto contou que os servidores estão estarrecidos, confusos e decepcionados com os últimos acontecimentos da Secretaria de Cultura. Mas ressalta que a citação nazista que derrubou o ex-secretário Roberto Alvim na última sexta-feira (17) não é um fato totalmente isolado. Para ele, é resultado do processo de desconstrução das políticas culturais e do autoritarismo do atual governo.

Ele admite que o desmonte das políticas culturais não começou agora, vem desde o governo de Michel Temer. Mas diz que esse processo se aprofundou no governo de Jair Bolsonaro, que reduziu o Ministério da Cultura a uma secretaria do Ministério da Cidadania e posteriormente do Ministério do Turismo. E se aprofundou sobretudo na gestão Alvim, segundo outros servidores da pasta. Servidores que preferiram não se identificar contaram que...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra