sábado, 21 de março de 2020

Servidores do INSS ameaçam paralisar atendimento ao público a partir de segunda-feira


Jornal Extra     -     21/03/2020




Mesmo com os atendimentos suspensos em função do coronavírus, as agências da Previdência Social continuam movimentadas, segundo os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A categoria enviou aviso de paralisação à Secretaria de Previdência, com início a partir de segunda-feira (dia 23) em algumas agências. A ideia é evitar a exposição de servidores e segurados à contaminação.

Uma fonte contou que o clima nos últimos dias foi tenso dentro das agências:


— Os servidores estão estressados ao extremo. Não adianta suspender os atendimentos e deixar a agência aberta, porque o segurado vê o servidor lá dentro e quer ser atendido. O plantão nas agências é uma loucura — alegou.

Segundo Rolando Medeiros, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdencia Social do Estado do Rio (Sindsprev), foram recebidas denúncias dos servidores também sobre falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) como álcool gel, luvas e máscaras.

— São 11 milhões de analfabetos funcionais, temos 22% dos lares urbanos sem internet. Milhões de brasileiros têm dificuldade de utilizar a internet. O segurado até tenta fazer os processos pela internet, mas encontra dificuldades, e aí vai para as agências. Porque ele liga para o 135, mas não fica satisfeito com a resposta que recebe. 

Aí temos os servidores com mais de 60 anos de idade trabalhando de casa, que são boa parte do funcionalismo do INSS, e os plantonistas sem álcool gel, sem a proteção necessária, num ambiente fechado, e mesmo com a quarentena tem uma demanda que está procurando as agências. Todo esse ambiente está levando a um movimento por parte dos próprios servidores, obviamente com a participação das entidades sindicais do Brasil inteiro, de promover paralisação do...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra