sábado, 21 de março de 2020

Quantidade de servidores públicos aumenta em mais de 100% no país


Terra     -     21/03/2020




Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em seu estudo "Três Décadas de Evolução do Funcionalismo Público no Brasil", o número de servidores públicos, em pouco mais de 30 anos, ultrapassou 100%, passando de 5,1 milhões para 11,4 milhões.

O aumento foi ainda mais significativo na esfera municipal, em que a presença de servidores cresceu 276%. No âmbito estadual, o crescimento foi de 50% e, no federal, foi de 28% (o que inclui civis e militares). De acordo com o estudo, só em 2017 foram R$ 750,9 bilhões em pagamentos para servidores ativos, o que representa uma fatia de 10,5% do PIB (Produto Interno Bruto).
Crescimento do servidorismo público representa desafios para o Governo

Para os economistas, as estatísticas de desenvolvimento do setor público representam um desafio a ser enfrentado pelo Governo, principalmente mediante a aprovação da PEC do Pacto Federativo (188/2019), que garantirá repasse de R$ 400 milhões por parte da União para municípios e estados brasileiros, por um período de 15 anos, contanto que não sejam criadas dívidas. A PEC ainda prevê redução da jornada de trabalho (e de salário) durante picos de crises financeiras, além de postergação de reajustes e extinção de cidades com menos de 5 mil habitantes.

Corte de verbas é visto como "tiro no pé"

Na busca por uma forma de ajustar as contas, o Governo optou por enxugar os gastos com a folha de pagamentos, porém de forma drástica. Como argumento, indicou que o...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra