quinta-feira, 9 de abril de 2020

Covid-19: Pesquisa revela que parcela de servidores públicos federais está em trabalho remoto


BSPF     -     09/04/2020




Órgãos públicos devem encaminhar ao Ministério da Economia informações semanais para manter os dados atualizados

Na atual situação de emergência na saúde pública motivada pela pandemia do coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia está realizando a coleta de dados sobre o trabalho remoto e casos confirmados da doença no Poder Executivo Federal. Até o momento, 43,74% dos servidores estão em trabalho remoto. Já foram confirmados 98 casos de coronavírus entre os servidores federais, aponta o levantamento – que não incluiu nesse total as Instituições Federais de Ensino (IFES) – uma vez que o Ministério da Educação divulgou o retrato da situação dessas instituições em seu portal.

A SGP disponibilizou uma ferramenta online aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal para preenchimento semanal das informações. Excetuando-se as IFES, mais da metade (57,10%) das unidades administrativas de gestão de pessoas encaminharam os dados da semana passada até a última sexta-feira, dia 3 de abril. Essa parcela representa 175.949 mil servidores ativos, ou 31,04% do total. Desse montante, o levantamento revelou que 43,74% da força de trabalho está em trabalho remoto.

“É de extrema importância que todos os órgãos atualizem as informações semanalmente, para que possamos fazer um acompanhamento dos casos confirmados e a gestão do trabalho remoto”, ressalta Wagner Lenhart, Secretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.” Estamos mobilizando os gestores das unidades para termos informações sobre a totalidade dos servidores”, ressaltou

Casos confirmados

Os dados coletados a partir das informações dos órgãos inscritos na plataforma até o dia 3 de abril contabilizaram 98 servidores públicos federais diagnosticados com a Covid-19, e que estão em isolamento em casa.

As informações foram coletadas a partir do sistema e, portanto, são relativas aos órgãos que preencheram o formulário online. A SGP ressalta que pode haver casos não reportados, uma vez que se trata de autodeclaração dos servidores ou registro de atestado médico nas unidades de recursos humanos dos órgãos, que nem sempre conseguem retratar a totalidade dos casos.

Orientações

De maneira a adequar as necessidades de trabalho à evolução do cenário epidemiológico no Brasil, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal vem atualizando as orientações aos servidores e empregados públicos federais, por meio de instruções normativas.

A Instrução Normativa nº 19, de 12 de março de 2020, e suas atualizações estabelecem como deve ser a gestão das atividades e a prestação de contas do trabalho remoto que vem sendo realizado.

A SGP também lançou a Campanha #contecomigo#suavizeacurva, com orientações aos servidores sobre normas, saúde e bem estar durante esse período.

Fonte: Ministério da Economia - Portal do Servidor


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra