BSPF - 17/04/2020
A telemedicina tornou-se uma valiosa alternativa de combate
ao novo coronavírus (COVID-19) e a outros problemas de saúde, durante a
pandemia. No Brasil, o atendimento médico por meios eletrônicos foi
regulamentado pelo Ministério da Saúde em caráter emergencial e temporário. A
partir de então, operadoras de planos de saúde foram autorizadas a prestar esse
tipo de serviço e, imediatamente, visando o bem-estar dos milhares de
servidores públicos, a Geap Saúde tomou as providências para disponibilizar as
teleconsultas aos que são beneficiários, em todo o território nacional.
O COVID-19 alterou a rotina do mundo inteiro e a área da
saúde, assim como todos os segmentos do mercado, precisou se adaptar para
melhor atender a população, em geral. A telemedicina já vinha sendo tratada há
anos, no entanto, o cenário emergencial de saúde pública fez com que o
Ministério da Saúde reconhecesse e regulamentasse as teleconsultas no país,
durante o período da pandemia. A Portaria nº 467, de 20 de março, publicada no
Diário Oficial da União, inclui prescrição médica digital de tratamento ou
outros procedimentos, em caso de urgência, e autoriza a emissão de receitas e
atestados médicos à distância, mediante assinatura eletrônica do profissional,
e observando requisitos previstos pela Agência de Vigilância Sanitária
(Anvisa).
Ao disponibilizar os serviços da telemedicina aos
beneficiários, a Geap, Autogestão que cuida da vida de milhares de servidores
públicos brasileiros e seus familiares, proporciona a eles o atendimento
diretamente através de um aparelho de celular ou tablet com conexão à Internet.
“Dessa forma, não só os questionamentos referentes ao novo coronavírus serão
atendidos por médicos profissionais, mas, especialmente as queixas habituais de
saúde, durante este momento de isolamento social. Estamos atentos ao cenário
atual e trabalhando pela saúde do servidor público, nosso beneficiário”,
declarou o diretor de saúde da Geap, Pablo Gontijo Resende.
Como funciona
A solicitação ao atendimento pode ser feita sem necessidade
de agendamento. O beneficiário deve ligar para o telefone 3003-0446 (de segunda
a sexta-feira, das 7h às 19h) ou para o 0800 9403776 (a partir das 19h e também
nos fins de semana e feriados). Se preferir, pode agendar pelo link:
p://tiny.cc/geapamparo.
No primeiro contato, será realizada uma triagem para definir
a gravidade da situação. A partir daí, é estabelecido o nível de urgência e o
tempo de resposta máximo. Em seguida, um profissional retornará ao beneficiário
para dar a resolução ao problema, evitando, assim, o deslocamento dele até o
pronto socorro. No tocante à cobrança de coparticipação, esse tipo de
atendimento segue as regras do plano contratado pelo beneficiário.
Fonte: Geap