terça-feira, 18 de agosto de 2009

ESTE ANO, GOVERNO JÁ AUTORIZOU A CRIAÇÃO DE 13 MIL VAGAS NO SERVIÇO PÚBLICO.

Mais do que o esperado
Jornal de Brasília - 18/08/2009



Previsão de que 2009 seria um ano ruim para concurseiros não se confirmou.

A ameaça, motivada pela crise financeira, de que 2009 seria um ano fraco para os concurseiros não se concretizou. Até agora foram autorizadas 13.462 vagas efetivas apenas no Governo Federal, ou 59 por dia. A média é menor que a de 2008, 118 por dia, mas é maior que a de 2007, quando não havia crise, de 39 por dia.

Apesar da queda em relação ao ano passado, 2009 vem com fartas opções para quem deseja ingressar no serviço público. Para isso, entretanto, é preciso estudar.

No ano passado, as autorizações de vagas alcançaram 43.044, bem acima da média dos anos anteriores.

Entre 2003 e 2007, a média anual de vagas autorizadas para concursos públicos permaneceu no patamar de 19 mil ao ano, com variações que foram de um máximo de 24.808, em2003, até um piso de 12.312, em 2004.

De acordo com o Ministério do Planejamento, essa mudança no ritmo de autorização de concursos decorre da prioridade dada pelo governo à educação em razão do lançamentodo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

EXPA NSÃO

Foram abertas 30.284 vagas para o Ministério da Educação, 70% do total autorizado, divididas entre docentes, técnicos administrativos e analistas de ciência em tecnologia, com objetivo de abrir novas instituições de educação profissional e universidades, além da expansão de instituições existentes.

" A expectativa é que, ainda em 2009, saiam editais de concursos grandes como Banco Central e Banco do Brasil. Entretanto, quem pretende fazer as provas deve começar os estudos o quanto antes. O recomendado é buscar editais anteriores na internet, pois o volume de conteúdo é muito grande para ser assimilado apenas no tempo entre o lançamento do edital e a prova.

Hoje em dia, a concorrência é tão acirrada que o candidato não pode se dar ao luxo de começar a preparação tão próximo da data da prova", orienta o professor Júlio Lociks, da Vest Concursos.

O professor lembra que o ritmo em 2009 continua forte porque muitas das vagas autorizadas no ano passado ainda não foram preenchidas e acumularam. Isso ocorre porque a relação entre vagas autorizadas e efetivo ingresso não é direta. Entre 2003 e 2008, por exemplo, foram autorizadas 143.023 vagas para todas as áreas, mas só ingressaram, até novembro do ano passado, 88.055 novos servidores efetivos.

Redução de terceirizados
A Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2009 prevê até 30.879 vagas a serem preenchidas por concursos públicos, a maioria para as áreas de seguridade social, educação e esportes, com 20.228 postos, e da substituição de terceirizados, com 19.423 vagas, das quais 13.778 destinadas a substituições na área de educação. Vale ressaltar que a LOA é meramente autorizativa e fixa um limite máximo que não será necessariamente executado.
O diretor da Grancursos, Wilson Granjeiro, afirma que a estimativa para 2009 é do lançamento de editais para suprir 60 mil vagas no nível federal e dez mil vagas no Distrito Federal.
"Trabalhamos com crescimento de 30% a 35% nos concursos em comparação ao ano passado, e ano que vem o setor deve crescer ainda mais, pois anos eleitorais tradicionalmentesão mais movimentados", declara Granjeiro.
"Pelo menos dois fatores geram grande demanda por contratações no setor público. Um é o compromisso assumido pelo governo junto ao Ministério Público para substituir os terceirizados. O outro é que até 2015, 85% dos servidores devem se aposentar. Todos esses profissionais terão que ser substituídos", complementa o diretor do Grancursos.
Uma dica do professor Júlio Locicks é focar os estudos em concursos que tenham afinidade com o perfil profissional. "Quando a pessoa exerce uma atividade com a qual não seidentifica, fatalmente irá acabar frustrado ou desistirá do emprego", diz.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra