segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Melhores serviços

Autor(es): ANTONIO CARLOS BISCAIA
O Globo - 17/08/2009



Volta e meia surgem críticas na imprensa sobre a política adotada pelo governo Lula para o funcionalismo público. Agora mesmo volta ao debate o reajuste salarial dos servidores. Normalmente, os críticos afirmam que a máquina pública está “inchada” e cara para os cofres da nação, o que é uma inverdade.
O país hoje investe no resgate do papel do Estado como promotor do desenvolvimento econômico e social.E, dentre as necessidades, está a melhoria do desempenho das representações do próprio Estado. O governo federal reconhece e valoriza o papel do funcionário público na sociedade, em órgãos da União, estados ou municípios.Estudos do Ipea e do Ministério do Planejamento mostram que o emprego público representa perto de 12% do total de ocupados no país. Em países altamente desenvolvidos, o índice supera os 30%.Em julho do ano passado, havia 1.001.416 servidores federais ativos, sendo pouco mais da metade civis e o restante militares. E quando se faz o comparativo desse número com o da população, verificase que 5% dos brasileiros estavam no setor público.O emprego público ficou estagnado nos oito anos do governo FH por causa do modelo neoliberal que privatizou, demitiu e reduziu o número de funcionários, resultando em baixa qualidade dos serviços.Também por isso, o governo atual abriu oportunidades de ingresso de servidores. Fez isso para a ocupação de novas vagas e supressão de espaços abertos com aposentadorias e evasões. Além de substituição de terceirizados irregulares por funcionários concursados. A maioria das 19 mil vagas autorizadas anualmente, de 2003 a 2007, destinouse a duas áreas essenciais: educação e saúde. Ao mesmo tempo, estão sendo criadas novas carreiras para responder à carência de quadros na área social. E cargos e funções comissionados estão sendo ocupados por servidores de carreira.Tanto que, em outubro do ano passado, mais de 70% desse quadro eram preenchidos por funcionários com vínculo no serviço público. O objetivo não é outro senão o de expandir e fortalecer a atividade do Estado para prestar mais e melhores serviços aos cidadãos.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra