segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PARCEIROS DO GESPÚBLICA APOIAM AGENDA DE GESTÃO

Sítio do Servidor

Brasília - 03/8/2009


Em reunião com o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, na última quinta-feira, parceiros do Gespública apoiaram a agenda de desburocratização que a Seges vem desenvolvendo e que terá como próximo passo a publicação do decreto de simplificação de atendimento ao cidadão. A medida, entre outros objetivos, reforçará as centrais de atendimento espalhadas pelo país.

Na reunião se discutiu o novo modelo de governança do Gespública, cujo foco estará na implementação da Carta de Brasília da Gestão Pública e da agenda de gestão lançada pelo ministro do Planejamento Paulo Bernardo, durante o 1º Fórum Nacional de Gestão Pública, realizado em abril deste ano.

O grupo abordou ainda a ampliação da abrangência do Prêmio Nacional da Gestão Pública e sua integração com o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e os prêmios estaduais de gestão. Foi anunciada a substituição na presidência do Conselho do Prêmio de Magrid Terske, do Grupo Herbarium, por Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau, e líder do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Outra medida de desburocratização anunciada pela Seges teve apoio unânime: a integração dos processos de órgãos e entidades que atuam em portos, aeroportos e regiões de fronteira, que prevê simplificação das ações de comércio exterior no país, em parceria com a Camex, MDIC, ABDI, Receita Federal, Anvisa, Ibama, Polícia Federal e Ministério da Agricultura.

Foi discutida também a proposta do Ministério do Planejamento, já submetida à consulta pública, de Projeto de Lei sobre a contratualização de desempenho na administração pública e a reversão da economia com despesas correntes. O PL prevê autonomia gerencial e financeira para órgãos e entidades que cumprirem suas metas e atingirem os resultados previamente pactuados com a administração pública federal.

Além disso, o PL prevê o retorno das economias geradas pelos entes federativos para ser aplicado no desenvolvimento organizacional, em capacitação e até pagamento de prêmios aos servidores. “Trata-se de dar liberdade a quem tem responsabilidade, premiando a boa instituição, o bom gestor e o bom servidor”, destacou Marcelo Viana.

Cláudio Gastal, do MBC, ressaltou a importância da medida. “Com essa proposta será possível mudar, com base no mérito, a estrutura de incentivos da administração pública”, disse.

O secretário de Gestão destacou ainda a necessidade de aproximar o Gespública dos programas de apoio à modernização das administrações estaduais, municipais e do Distrito Federal. “Esta integração é fundamental para que possamos implementar, de forma global, a modernização da gestão governamental em todas as esferas”, explicou. “O maior desafio está em implementar a Agenda Nacional de Apoio à Gestão Municipal, coordenada pela área de assuntos federativos da Presidência da República”, acrescentou.

Outro ponto abordado pelos parceiros foi a necessidade de alinhar a agenda de gestão do governo à estratégia de desenvolvimento do país. Como exemplo, o grupo destacou as medidas estruturais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o modelo de exploração de petróleo do Pré-sal, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e as ações desportivas tais como a Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil, e as pleiteadas Olimpíadas de 2016.

Também participaram da reunião Claudio Gastal, diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC); Ricardo Corrêa, diretor-executivo da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ); Sydney Granja e Augusto Riccio, representantes da Petrobrás e do Grupo Geração; Isabel Reis, chefe da área de responsabilidade social do Grupo Gerdau, e Ênio Pinto, gerente nacional de atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra