quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Gastos serão debatidos

Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 17/09/2009


O gasto do Governo Federal com pagamento de salários de servidores vai atingir 5,09% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, totalizando R$ 169,4 bilhões. A quantia é superior ao gasto previsto para este ano, de R$ 154 bilhões. Diante desse aumento, previsto na proposta orçamentária apresentada ao Congresso Nacional, as comissões Mista de Orçamento e de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovaram ontem a realização de audiência pública conjunta com representantes dos três poderes para debater a elevação de gastos no serviço público federal. "Os gastos com pessoal e seus encargos devem ser planejados de maneira cuidadosa na perspectiva de médio e longo prazo", afirmou o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG).


Estado forte



O líder do governo na Comissão de Orçamento, deputado Gilmar Machado (PT-MG), afirmou que a base aliada não tem qualquer receio de discutir a questão. "Não há nenhum problema em os ministros virem aqui debater. A nossa visão é de que o Estado tem que ser forte, nós temos que ter escola, temos que ter médico", afirmou. Machado avalia que a questão coloca o governo e a oposição em lados extremos. "A oposição entende que servidor público não pode ter reajuste, que tem que enxugar a máquina, tem que terceirizar serviços. É uma visão diferente da nossa. Estamos acabando com a terceirização", disse.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra