quarta-feira, 23 de setembro de 2009

GesPública e modelo de gestão para o Brasil

Autor(es): Bruno Carvalho Palvarini
Correio Braziliense - 23/09/2009

Diretor de Programas de Gestão da Secretaria de Gestão, Ministério do Planejamento


No ótimo artigo “Um novo modelo de gestão para o Brasil” (Correio Braziliense, 24/7), Cláudio Gastal aponta a necessidade de criação e implantação de um padrão que seja condizente com as expectativas do Ano Nacional da Gestão Pública, envolvendo os setores público e privado e representando mais que a simples aplicação de instrumentos e ferramentas. Em suma, o ponto principal que se deseja alcançar é uma mudança cultural.

O governo federal implementou em 2005 o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), decorrente da evolução de iniciativas voltadas à missão de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e o aumento da competitividade do país. O GesPública se caracteriza por ter abrangência nacional e se direcionar às organizações públicas em geral, sendo aberto a todas as esferas de governo e a todos os poderes.

Dentre as principais realizações do GesPública até o momento destacam-se a constituição de uma rede de pessoas físicas e de instituições comprometidas com a causa da gestão pública, responsável pelo desenvolvimento e pelo compartilhamento de conhecimentos, ferramentas e soluções que auxiliam no cumprimento da missão do Programa.

A partir de sua gerência executiva exercida pela
Secretaria de Gestão do Ministério doPlanejamento e da atuação das organizações que coordenam os núcleos regionais e setoriais do GesPública nas unidades da federação, houve um positivo trabalho de capacitação e de disseminação gratuitas dos critérios de excelência da gestão pública e de instrumentos correlatos. São exemplos: a Pesquisa de Satisfação dos Clientes (para que as instituições possam manter o alinhamento às necessidades da sociedade), a Carta de Serviços ao Cidadão (demonstrando o compromisso de prestação de serviços de qualidade e de transparência), o Instrumento de Autoavaliação (permitindo que as organizações verifiquem seus níveis de gestão e adotem as respectivas ações de melhoria) e os Guias de Simplificação Administrativa e de Gestão de Processos (para que as rotinas e a gestão internas sejam aprimoradas). Em outra vertente, observamos a consolidação do Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF) como uma instância reconhecida de verificação do nível de gestão das instituições públicas. A principal referência do Programa GesPública é o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), baseado no atendimento aos princípios constitucionais do ser público (impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e em fundamentos contemporâneos de boa gestão, tais como gestão participativa, gestão baseada em processos e informações, valorização das pessoas, visão de futuro, aprendizado organizacional, foco em resultados e inovação. Um modelo de gestão, para ser efetivo, deve contemplar um conjunto de diretrizes que apontem o rumo a ser seguido, bem como as técnicas e as tecnologias disponíveis e as práticas de sucesso aplicadas pelos agentes que fazem parte da cadeia da gestão pública.

O advento do Ano Nacional da Gestão Publica e o respectivo lançamento em 30 de abril último do Fórum Nacional da Gestão Pública trouxeram consigo a necessidade de redirecionamento do Programa GesPública para a construção coletiva de uma agenda de gestão por meio da articulação das diversas redes de atores existentes e da gestão do conhecimento no tema. Em outras palavras, para facilitar o alcance dos resultados pretendidos pelo GesPública e para que o MEGP possa representar o novo paradigma de modelo de gestão pública para o Brasil, é fundamental compreender e incorporar de forma ágil e permanente a seu corpo itens como modernos conceitos de sistemas complexos e de redes de cooperação, indicadores de desempenho, instrumentos alinhados a discussões em pauta como a contratualização do desempenho de instituições e a simplificação do atendimento ao cidadão e avançadas tecnologias de informação e de comunicação. Trata-se de relevante aspecto da mudança cultural que se pretende adotar no campo da gestão pública.

Dessa forma, será possível minimizar os riscos de desperdício de esforços e de recursos com o uso de soluções tradicionais que não exprimam de forma fidedigna a realidade das instituições e dos entes federativos, trazendo resultados em curto prazo que não se sustentem posteriormente. O Portal da Gestão Pública (www.gespublica.gov.br) é um ponto de convergência das discussões para o aprimoramento do Modelo de Excelência em Gestão Pública, estando disponível um fórum de discussão eletrônico para que cada cidadão possa participar da construção e da permanente atualização do modelo de gestão mais adequado à realidade brasileira.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra