terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CONSAD APÓIA ANTEPROJETO DA LEI ORGÂNICA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Sítio do Servidor Público

Brasília - 27/11/2009


Os Secretários Estaduais de Administração reunidos em São Paulo manifestaram nesta sexta-feira ao Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, apoio ao anteprojeto da Lei Orgânica da Administração Pública e para que os debates mais aprofundados sejam feitos no fórum adequado que é o Congresso Nacional.

Segundo Viana, esta linha está de acordo com a proposta apresentada pelo Ministro Paulo Bernardo quando traçou as linhas gerais do Projeto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.


Viana fez questão de esclarecer que o anteprojeto resulta de um trabalho voluntário desenvolvido ao longo de 18 meses por uma comissão instituída em 2007 e integrada por respeitados juristas brasileiros: os professores Almiro do Couto e Silva; Carlos Ari Sundfeld, Floriano de Azevedo Marques Neto, Maria Coeli Simões Pires, Maria Sylvia di Pietro, Paulo Garrido Modesto e Sérgio de Andréa, todos especialistas em direito administrativo.

O objetivo era traçar novas e modernas diretrizes e normas para a administração pública que viesse a substituir o anacrônico Decreto Lei 200 de 1967 que ainda hoje dita as regras no serviço público federal.

O Secretário de Gestão destacou que “é uma proposta e não um projeto pronto e acabado” e está sendo submetida a amplo debate no “esforço de adaptar o marco regulatório às exigências contemporâneas, aperfeiçoando o serviço público e melhorando a qualidade do atendimento ao cidadão”.

Marcelo Vianna enfatizou que o debate não deve se focalizar em apenas um artigo do Projeto que trata do controle e fiscalização porque o anteprojeto é maior que isso. Prevê, destacou, “a definição jurídico-legal dos entes da administração pública, princípios a que estão submetidos, contribuindo para reduzir conflitos administrativos e judiciais e contribuindo para aumentar a eficiência, a eficácia, a efetividade e a excelência do Estado”.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra