terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PLANEJAMENTO AUTORIZA 1.741 CARGOS NO MEC

Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 15/12/2009


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assinou a Portaria nº 454, publicada no Diário Oficial da União, edição de ontem, autorizando o Ministério da Educação a preencher 1.741 cargos. A medida representa o início da implantação de novos e a ampliação dos já existentes Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs, antigos CEFETs. SegundoBernardo, o número de matrículas no ensino tecnológico, mais voltado para o mercado de trabalho, subiu de 81 mil em 2002 para 421 mil em 2008, o que vem reforçar a prioridade dada pelo presidente Lula ao ensino técnico e profissional. O objetivo do governo é alcançar 354 escolas técnicas até o final de 2010. Atualmente o Brasil tem 140 centros de ensino técnico e profissionalizante. Segundo o MEC, o País tem menos cursos superiores de tecnologia e mais bacharelados que não são absorvidos pelo mercado de trabalho que requer perfil mais técnico para seus profissionais.


Investimentos de R$ 2,4 bilhões


Enquanto isso, o número de estudantes matriculados em cursos superiores de tecnologia não para de crescer. Dados do censo da Educação Superior demonstram aumento de 18,7% no número de matrículas, que passou de 347 mil em 2007 para 421 mil em 2008. Segundo o MEC, são investimentos de R$ 2,4 bilhões que estão sendo feitos pelo Governo Federal para a expansão da educação profissional nos níveis federal, estadual e municipal. Segundo a Portaria 454, do número total de cargos, a maior parte é para professor da carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com 1.113 vagas. Os demais 628 cargos serão para técnico-administrativo em Educação, divididos entre as classes C, D e E. De acordo com a portaria doPlanejamento, os cargos deverão ser preenchidos ainda em dezembro, com a condição de haver vagas na data da nomeação e disponibilidade financeira e orçamentária.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra