quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

SRH INAUGURA PRIMEIRA UNIDADE DE SIASS

Sítio do Servidor Público

Brasília - 08/12/2009


A Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento inaugurou nesta terça-feira a primeira unidade do Subsistema Integrado de Assistência à Saúde do Servidor (SIASS). Além disso, a SRH apresentou o prontuário eletrônico de perícia médica, que vai armazenar as informações relativas à saúde do servidor.

A sede do Ministério da Saúde, em Brasília, é o primeiro órgão da administração federal a receber uma unidade do SIASS. A secretária de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Maria do Socorro Gomes, que participou da solenidade, destacou que a implementação da unidade e o lançamento do sistema vão possibilitar a organização das informações sobre a saúde das pessoas que trabalham no serviço público.


“Estamos revolucionando a saúde do servidor, que sempre foi colocada à margem da administração de recursos humanos no Governo Federal. Vamos padronizar as informações, para que tenhamos uma visão do conjunto. O controle destas informações vai gerar novos valores. Devemos controlar dados das doenças para poder gerar saúde para o servidor”, disse a secretária.

Para o coordenador-geral de Seguridade Social e Benefícios do Servidor da SRH, Sérgio Carneiro, a iniciativa vai colocar o servidor público federal nas estatísticas brasileiras em relação à saúde.

“Até hoje, todo registro era feito em papel e engavetado. Isso impossibilitava fazer qualquer levantamento em relação à saúde do servidor Agora, teremos um registro nacional das perícias e dos períodos de afastamento. Poderemos traçar um mapa sobre as principais doenças que atingem o servidor federal e buscar sua prevenção, por meio de campanhas e ações. Hoje, não sabemos nem quais são as causas que aposentam por invalidez. Este é um instrumento importante para otimizar o sistema de saúde do servidor”, destacou Sérgio Carneiro.

O coordenador-geral anunciou também que a ideia da SRH é disponibilizar o novo sistema no portal de software livre. “Vamos disponibilizar o sistema para todos os Estados e municípios que tiverem interesse em adotar este sistema em suas administrações. Nossa idéia é colocar o sistema no portal de software livre, para que ele possa ser usado sem burocracia e em parceria com a administração federal, que sempre serve de modelo para este tipo de ação”, enfatizou.

O prontuário eletrônico vai preservar as informações relativas à saúde, que são consideradas sigilosas pela ética médica. Após a realização da perícia, caso exista necessidade de afastamento médico, o RH do órgão onde o servidor está lotado será avisado simultaneamente pelo sistema, sem que o servidor precise entregar o atestado médico no órgão. Apenas terão acesso ao prontuário completo os médicos peritos responsáveis pela realização dos exames.

A implantação do sistema é parte de um conjunto de medidas voltadas para a saúde do servidor que a SRH tem priorizado na atual gestão. O módulo eletrônico é resultado de parceria entre a SRH, o Ministério da Saúde e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

No próximo ano, a SRH deverá lançar mais quatro módulos que auxiliarão na gestão da saúde do servidor: gerenciamento de informações, exames periódicos, promoção e vigilância e investidura em cargo público.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra