sábado, 6 de fevereiro de 2010

192 mil vagas para o Censo


Autor(es): Luciano Pires
Correio Braziliense - 06/02/2010


IBGE contratará recenseadores para realizar a maior coleta de informações sobre a população já feita no país. O salário será baseado em produtividade e levará em conta o volume de dados

Para realizar o maior censo demográfico da história do país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abrirá 191.972 vagas temporárias. O edital, publicado ontem no Diário Oficial da União, estabelece que os candidatos precisam ter pelo menos o ensino fundamental (1º grau). As inscrições ocorrerão entre 26 de fevereiro e 19 de março, sendo que pela internet o prazo será até 4 de abril. Os aprovados serão distribuídos por todo o país. A organizadora do concurso é a Fundação Cesgranrio.

A previsão do IBGE é de que o trabalho dure até cinco meses. Os novos contratados não terão salário fixo. A remuneração, baseada na produtividade, levará em conta a quantidade de domicílios visitados pelo recenseador. Os profissionais terão direito a 13º salário e a férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção, conforme informou o órgão.

As provas estão previstas para serem aplicadas em 30 de maio. Os exames vão acontecer em todo o país — os locais de prova serão divulgados em 18 de maio. Os exames terão 50 questões objetivas: língua portuguesa (10), matemática (10), conhecimentos gerais (10) e conhecimentos técnicos. Os classificados serão submetidos a um treinamento.

O Censo reunirá dados sobre a população. Os recenseadores vão colher informações e farão entrevistas para delimitar o perfil do brasileiro e as características de seus domicílios. O projeto começou a ser preparado em 2007. O início da coleta está programado para 1º de agosto de 2010 e a divulgação preliminar dos resultados será feita em dezembro. Os números que envolvem o censo são grandiosos: os pesquisadores atuarão em todos os 5.565 municípios e visitarão 58 milhões de domicílios. Os pesquisadores farão a coleta utilizando computadores de mão equipados com receptores de GPS.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra