segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SEGES FORNECE METODOLOGIA SOBRE INDICADORES DE DESEMPENHO


Sítio do Servidor Público

Brasília - 01/02/2010


A Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento está dispondo para a administração pública brasileira uma metodologia para a construção de indicadores de desempenho. O novo produto inclui modelos de medidores para as dimensões de gestão, com base no Modelo de Excelência em Gestão Pública do Programa GesPública.

Na opinião do diretor de Programas de Gestão, Bruno Palvarini, além de “fundamental para uma boa gestão”, o uso de indicadores integrado com as demais ferramentas disponíveis no Portal da Gestão Pública consolida uma das diretrizes do Comitê Gestor do Programa GesPública para 2010. Pelo portal é possível acessar recursos como modelagem e gestão de processos, carta de serviços ao cidadão, pesquisa de satisfação e avaliação do nível de gestão das organizações.

Segundo Palvarini, o propósito principal do Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores é "a apresentação de um documento representativo o suficiente que permita às organizações públicas a identificação do desempenho desejado, a definição dos respectivos indicadores e a elaboração de painéis de controle para o acompanhamento da gestão".

O diretor explica que o documento possui uma parte voltada à proposição de um caminho para a construção de indicadores alinhados à metodologia de apuração e de medição do desempenho dos Programas do PPA, e outra reunindo sugestões de indicadores para diversas dimensões da gestão que possam facilitar a implementação de painéis de controles.

O Guia contemplou a definição de indicadores em seis perspectivas de gestão (os "6 E's" - Eficiência, Eficácia, Efetividade, Economicidade, Excelência e Execução) e se junta ao Mapeamento Bibliográfico e do Estado da Arte sobre Indicadores de Gestão, todos produtos desenvolvidos em conjunto com o Instituto Publix e disponíveis no Portal da Gestão Pública :
www.gespublica.gov.br (seção Biblioteca – Publicações).


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra