quinta-feira, 18 de março de 2010

Cargos públicos irregulares geram gasto de R$ 1,7 bilhão


Autor(es): Folhapress
Gazeta do Povo - 18/03/2010


Cruzamento de dados de funcionários do Executivo com servidores civis e militares de 13 estados e do Distrito Federal apontou 164 mil indícios de irregularidades na ocupação de cargos públicos, que envolvem gastos de R$ 1,7 bilhão por ano. As informações são da Agência Brasil. Os dados do Para ná ficaram de fora desse primeiro levantamento.

Os números foram divulgados ontem pela subsecretária de Re cur sos Humanos do Ministério do Planejamento, Maria Socorro Mendes,durante o 3.º Congresso Nacional de Gestão Pública. Se gundo ela, o primeiro cruzamento de dados dos ministérios do Planejamento e da Previdência Social com os cadastros de 14 unidades da Federação esquadrinhou a vida funcional de 3 milhões de servidores, dos quais 6,7% apresentaram indícios de irregularidades nos estados e 3,3% na União.

A pesquisa envolveu os estados de Sergipe, Tocantins, Per nam buco, Mato Grosso do Sul, Goiás, do Ceará, Piauí, Maranhão, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e da Paraíba, além do DF. Os estados mais populosos ficaram de fora desta fase e, assim, deixaram de ser cruzados os cadastros referentes a 3,91 mi lhões de servidores.

Por isso os indícios de irregularidade funcional devem ser ainda maiores, de acordo com o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado, Sérgio Ruy Barbosa. Para ele, o resultado di vulgado ontem “foi bastante ex pressivo’’ e deve servir de estímulo para que os demais estados fa çam um cadastro único de servidores.

Mas esse processo deve demorar cerca de três anos para se consolidar, na avaliação do diretor do de partamento de Relações Inter na cionais do Ministério do Pla nejamento, Luiz Pauffer Padilha. Segundo ele, além de atrair os demais estados, é necessário ampliar o cruzamento a militares, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, e estimular a participação também dos municípios.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra