terça-feira, 23 de março de 2010

Planejamento pode tirar URP de 1.100 professores e técnicos


Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 23/03/2010


A situação anda cada vez mais confusa na UnB. Pelo menos no que se refere à questão do pagamento (ou não) da Unidade de Referência de Preços (URP). Para deixar o clima ainda mais nebuloso na universidade que vive dias de greve de professores e servidores, ofício doMinistério do Planejamento provoca cortes na URP de abril. O ministério impôs condições técnicas que acabam cortando integralmente a URP de professores e servidores contratados depois de outubro de 2008. Mais de 1.100 pessoas, sendo cerca de 650 professores, estão nessa situação. O documento também atinge professores e funcionários mais antigos. A URP de docentes com contrato anterior a 2008 poderá cair de 26,05% para 13% do salário. Para os funcionários administrativos, o percentual pode ser reduzido para 20%. O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior (foto) recebeu o ofício em tensa reunião no MPOG. "Esse documento contraria decisões judiciais e atinge toda a comunidade acadêmica", lamentou o reitor.

MUITAS EXIGÊNCIAS, PRAZO APERTADO
José Geraldo avisou ao
secretário Nacional de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, que comunicará ao STF as últimas decisões do ministério. O ministério ainda disse que a Secretaria de Recursos Humanos da UnB teria até o final de ontem para recadastrar as liminares do STF e do TRF de 4.500 professores e servidores no Sistema de Cadastramento de Ações Judiciais (Sicaj) do governo federal. Algo que a Reitoria considerou impossível. A determinação do governo federal vale já para o próximo salário, a ser pago no início de abril. O Planejamento só vai pagar a URP para os cadastrados no Sicaj. E exige que os 26,05% incidam só sobre os salários pagos em 2005 para os técnicos e em 2006 aos professores. O reitor enviará o STF, e ao TRF, ofício comunicando os possíveis danos provocados pelas novas normas doPlanejamento.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra