sexta-feira, 16 de abril de 2010

Justiça manda União pagar médicos por transplantes


O Dia - 16/04/2010


Prazo, porém, vai até fim de maio. Até lá, nãohá cirurgias fora dahora de expediente

Um mês após a equipe de transplantes de fígado do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) ter suspendido cirurgias por falta de pagamento pelo Ministério da Saúde, o problema não foi resolvido.

Ontem, ODIA teve acesso a liminar da Justiça Federal determinando a regularização da situação dos médicos. Até o fim de maio, o ministério terá que pagar à equipe do HGBo que já havia sido determinado por lei em fevereiro de 2009. Os médicos dizem que só voltam a operar quando for efetuado o primeiro pagamento.

Logo que foi notificada, porém, a Procuradoria da União recorreu da decisão.

O autor da ação contra o governo federal, o procurador da República Daniel Prazeres, comentou a decisão da Justiça: “É uma conquista, pois se conseguiu corrigir uma situação desigual, que beneficiava servidores dos hospitais universitários e militares, sendo que os militares nem estão incluídos no SUS”, disse.

“Vamos torcer para resolver a situação do hospital”, torce o presidente da ONG Dohe Fígado, Carlos Cabral.

Como O DIA noticiou em 26 de março, há 30 dias transplantes só acontecem no horário de expediente: terças e sextas, de 8h às 18h. Nos outros dias e horários, mesmo que apareçam doadores, não são feitas cirurgias porque as horas extras não estão sendo pagas.

No dia 29, o Ministério da Saúde informou que o decreto que regulamenta o ‘adicional por plantão hospitalar’ passava por análise do
Ministério do Planejamento. Entretanto, 15 dias depois, a situação pouco andou. Ontem, o órgão informou que o ministro José Gomes Temporão havia assinado o decreto pela manhã, e que o documento estaria novamente noMinistério do Planejamento, mas que não há prazo para regulamentação. O Planejamento não quis comentar.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra