quinta-feira, 8 de abril de 2010

A partir de dezembro


Coluna do Servidor - Coluna do Servidor
O Dia - 08/04/2010


O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, informou que o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), mecanismo de gestão de pessoas adotado pelo governo federal há 20 anos, será mudado. Hoje, é uma folha única, que tem 1,6 milhão de matrículas.

O novo modelo vai separar por especialidade e regime de trabalho.

“É todo o pessoal civil executivo da União, ativos, aposentados e pensionistas, mais a área de Segurança do Distrito Federal (polícias civil e militar, bombeiros e ex-territórios) e mais 19 empresas públicas, as que são dependentes do Tesouro e, portanto, têm que ter a folha centralizada no Siape”, explica
o secretário.

“Não há notícia de uma folha de pagamento dessa dimensão, com o processamento sendo feito de uma forma globalizada”, acrescenta.

Para
Duvanier, a separação trará mais segurança processual.

As mudanças deverão ser implementadas até o fim do ano.

MENOS RECLAMAÇÕES

Para assegurar as operações do consignado, oMinistério do Planejamento passou a monitorar de perto cada contrato. A gestão da margem consignável é uma das maiores preocupações.

Segundo
Duvanier Paiva, as reclamações diminuíram sensivelmente.

“As consignatárias foram reorganizadas. Hoje, o índice de reclamação é residual”, explica.

O PODER DA SANÇÃO

O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento afirma que a adoção de sanções garantiu que as empresas conveniadas trabalhassem nos limites: “A norma ficou muito rígida.

Se a consignatária for objeto de reclamação, se ela não responder, tem sanção imediata. Começa com advertência e termina com o desligamento definitivo”.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra