quinta-feira, 20 de maio de 2010

As avaliações da OCDE sobre a administração pública


Por Luciano Pires

Blog do Servidor/CB - 20/05/2010


A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mergulhou de cabeça na burocracia nacional e elaborou um detalhado e amplo estudo sobre a realidade da administração pública. As conclusões e recomendações estão no estudo
Avaliação da Gestão de Recursos Humanos no Governo, divulgado nesta quinta-feira.

Há pouco ou quase nada de novo. Os "gringos" identificaram defeitos e qualidades no funcionamento da máquina que não são inéditos à sociedade e aos servidores. Mas, de qualquer modo, o relatório tem valor. E muito.

Primeiro porque conseguiu tabular e comparar a cena brasileira como poucas vezes se viu. Segundo porque, com base na pesquisa, o governo não terá mais desculpas para adiar o inadiável, corrigir o que for preciso e intensificar o que estiver adequado.

No trabalho, a OCDE destacou o envelhecimento da mão de obra que está no setor público. Elogiou, mas pediu melhorias ao sistema de contratação de DASs. Indicou que os gastos com a folha precisam ser ajustados e que é preciso buscar maior eficiência do Estado, definindo regras de transparência para um melhor gerenciamento de competências.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra