quarta-feira, 5 de maio de 2010

Crédito consignado para servidor terá restrições


Crédito consignado para servidor terá restrições
Autor(es): Edna Simão - O Estado de S.Paulo BRASÍLIA
O Estado de S. Paulo - 05/05/2010


A partir de junho, os bancos só poderão conceder o crédito depois de checar o nível de endividamento


O governo federal aumentou o controle da liberação de empréstimos com desconto em folha de pagamento de servidores públicos ativos e aposentados, o crédito consignado. A medida foi tomada para dar mais segurança às operações e impedir a concessão de crédito acima do limite de comprometimento de 30% da renda. A partir de junho, os bancos só poderão realizar esse tipo de transação após checar o nível de endividamento do funcionário público no Sistema da Administração Pública na Internet (Siapnet).

Agora o servidor público precisa solicitar antecipadamente uma senha no Siapnet e repassá-la ao banco para conseguir o empréstimo. No sistema, as instituições financeiras terão informações sobre empréstimos já contraídos pelo servidor e precisarão avaliar se há espaço para novas operações. Essas informações servirão para o servidor controlar os descontos feitos de salário ou benefício e acompanhar o seu nível de endividamento.

A medida, segundo a secretária-adjunta da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério doPlanejamento, Maria do Socorro Mendes Gomes,vai evitar sobreposição de operações e abusos na utilização do consignado, pois hoje não há controle prévio, o que leva a operações inseguras para o servidor e para o banco, Segundo ela, a medida tende a proporcionar redução do juro no médio e longo prazos.

Pelas regras de concessão do crédito consignado, os funcionários públicos podem comprometer até 30% de seu rendimento mensal com operação de crédito. O problem é que esse porcentual está sendo descumprido. Em algumas situações, a instituição financeira, estava liberando empréstimos para clientes que já tinham estourado o limite da margem. E havia casos de má-fé não só dos bancos e associações de crédito como também de servidores, que solicitavam empréstimos além do limite legal.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra