sábado, 22 de maio de 2010

Estado lento, caro e ineficiente


Correio Braziliense - 22/05/2010

É questão que remonta aos anos 1950 a necessidade de o Brasil romper a lentidão da burocracia oficial mediante ocupação dos cargos por administradores profissionais. A instituição do concurso público na convocação de servidores é, salvo inovações cosméticas, a mudança de maior impacto desde então. Mas o critério, além de conviver com excessivas nomeações à margem do filtro meritório, não qualifica de forma adequada a prestação dos serviços exigidos pela coletividade.

Um dos principais gestores governamentais — o secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani — reconhece a deficiência dos torneios abertos à sociedade para habilitação de candidatos ao exercício de funções estatais: “Nossos concursos são péssimos. Não estão atendendo às necessidades da administração pública federal”, proclama o secretário. Acentua que, à falta de clareza nos editais de seleção, instalou-se “processo de judicialização da política de recursos humanos”. Quem se julga prejudicado busca a tutela de direitos na Justiça.

Estudo realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra conclusões perturbadoras. Revela que, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), os gastos do Brasil com a máquina administrativa da União, dos estados e dos municípios (12%) guardam exageros notórios. São superiores aos registrados nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Espanha, por exemplo. A exorbitância é acentuada pelo fato de que o contingente mobilizado pelo estamento governamental é, na média, inferior ao de 26 países pesquisados, entre os 31 vinculados à OCDE. Servidores a menos, despesas a mais.

A instituição internacional sugere recomendações aptas a aumentar a capacidade operacional do Estado, muitas há décadas na agenda do universo acadêmico brasileiro e na pregação política de entidades internas independentes. A fim de rejuvenescer os quadros administrativos, prega a implementação de aposentadorias complementares, inclusive para efeito de tornar sustentável o regime de previdência no âmbito do poder público. Vê como indispensável a mudança no sistema de contratação do funcionalismo, com o objetivo de reservar a comissionados apenas as vagas no mais alto nível político.

Com o levantamento da OCDE, repõe-se em cena a ingência de reforma ampla nos suportes estratégicos que impulsionam as instituições de governo. Nada há contra remunerar bem os trabalhadores arregimentados para servir à nação. O problema é que não há correspondência entre o tratamento salarial e o rendimento da máquina. O Estado brasileiro permanece ineficiente, lento e caro. Não há mais como procrastinar a correção da grave anomalia. E, para tanto, é preciso dar o primeiro passo.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra