segunda-feira, 26 de julho de 2010

APOSENTADOS SEM URP



Ponto do Servidor - Freddy Charlson
Jornal de Brasília - 26/07/2010


Funcionários técnico-administrativos aposentados da UnB não vão receber a URP referente a julho. Diferentemente dos funcionários ativos, que não possuem ação judicial que garanta o pagamento dos 26,05% sobre os salários, os aposentados estão protegidos pelo mandado de segurança 25.678, do Supremo Tribunal Federal. Já os professores aposentados devem receber a URP normalmente. O mandado de segurança foi concedido à Associação dos Aposentados da Fundação Universidade de Brasília (Aposfub) pelo ministro Eros Grau em 2005. Porém, o cadastramento dos 466 aposentados no sistema eletrônico que autoriza o pagamento da URP só foi possível após a emissão de parecer da Advocacia-Geral da União (AGU). O documento, que assegura o pagamento, só chegou à Secretaria de Recursos Humanos da UnB no dia 8 de julho.


DOCENTES GARANTIDOS
O cadastramento do grupo foi concluído no dia 14 de julho, mas o pagamento só pôde ser feito após homologação do Ministério da Educação (MEC). Como a folha de pagamento foi fechada em 18 de julho, não houve tempo hábil para a que assessoria juridíca do MEC analisasse o processo a tempo de depoistar a URP dos aposentados. Os professores aposentados, por sua vez, receberão os salários normalmente. O direito dos docentes de receber a URP já estava garantindo pelo parecer que a AGU emitiu em favor da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), em abril deste ano.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra