sábado, 3 de julho de 2010

Governo confirma 6.655 aprovados


20 órgãos concluem seleções
Autor(es): Gustavo Henrique Braga e Cristiane Bonfanti

Correio Braziliense - 03/07/2010


Homologação dos resultados finais nos últimos dias garante as nomeações de pelo menos
6.655 servidores neste ano

A corrida para homologação no Diário Oficial da União dos aprovados em concursos acaba hoje. Nos últimos 12 dias, pelo menos 20 órgãos garantiram a possibilidade de nomear 6.655 funcionários este ano. Mas esse número pode crescer. De acordo com oMinistério do Planejamento, os entes públicos que eventualmente tenham enviado o requerimento no último minuto terão a lista publicada em edições extras dos diários oficiais de hoje.

A pressa tem um motivo. Segundo a legislação eleitoral, quem não divulgar a lista de classificados até hoje só poderá contratar os selecionados em 2011. De acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o impedimento é válido para os locais onde os cargos sejam influenciados pela disputa durante as eleições.

Entre as instituições que publicaram as listas nos últimos dias, destacam-se o Banco Central, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério do Trabalho. Outro exemplo é a Advocacia-Geral da União (AGU), que lançou o concurso com 120 vagas em abril e liberou o resultado final na última terça-feira.

O caso mais recente é o da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A corporação só homologou ontem o resultado do certame com 1,5 mil vagas. “Fico satisfeito que a homologação tenha ocorrido em tempo. Agora, estamos apreensivos para saber qual será o local do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) e quando começará o treinamento. Nossa expectativa inicial é trabalhar a partir de agosto”, afirmou o vice-presidente da Comissão dos Aprovados no Concurso da PMDF, Enéas de Ávila Filho. Na quarta-feira, ele chegou a organizar uma manifestação em frente ao Cespe/UnB para pressionar o órgão.

A dúvida dos aprovados para a PMDF é se o curso será no Buritinga ou no 1º Batalhão, localizado na Asa Sul. O temor é que o espaço reservado no Batalhão seja usado para a construção de uma escola para os filhos de policiais. “É tudo uma jogada política. Mas seja qual for o lugar, o importante é o treinamento começar logo”, declara Enéas. O motivo é que a partir da incorporação no Cfap, os aprovados passam a ser considerados policiais e começam a receber o salário. O Correio procurou a PMDF, mas a assessoria de imprensa informou que o órgão só pode dar informações na segunda-feira.

Desorganização
Na avaliação do presidente da Associação Nacional de Apoio e Proteção aos Concursos (Anpac), Ernani Pimentel, a corrida observada nos últimos dias pode ser interpretada como um sinal da desorganização nos órgãos. Em protesto, a Anpac criou um abaixo assinado pela criação de um estatuto do concurso público, que pode ser visto em www.anpac.org.br. “A pressa em nomear os classificados é prejudicial para todos. Os estudantes têm pouco tempo para se preparar e, consequentemente, os empregadores ficam com profissionais menos preparados”, criticou.

Um dos certames que continua indefinido é o da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 750 vagas de agente. Lançado em agosto de 2009, está suspenso desde novembro devido a suspeitas de vazamento dos gabaritos das provas objetivas. Mais de 113 mil pessoas se inscreveram. O governo e a Funrio, organizadora da seleção, brigam na Justiça para decidir o caso. Desde o último dia 23, o pedido da União que mantém a rescisão do contrato entre a empresa organizadora e a PRF está na mesa do desembargador federal Carlos Moreira Alves.

1 - Confusão
O concurso da PMDF foi marcado por atrasos e suspensões. No ano passado, o Tribunal de Contas do DF suspendeu o processo seletivo sob a alegação de ilegalidade na exigência do curso superior para o cargo. A legislação federal só impõe o ensino médio para o exercício. Em março deste ano, o TCDF determinou a paralisação do concurso devido às suspeitas de comercialização dos gabaritos da prova psicotécnica.

Fico satisfeito que a homologação tenha ocorrido em tempo”
Enéas de Ávila Filho, vice-presidente da Comissão dos Aprovados no Concurso da PMDF


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra