quarta-feira, 28 de julho de 2010

Recadastramento para 700 mil

Aline Salgado

O DIA - 28/07/2010

Da próxima segunda-feira até novembro, inativos da União terão de atualizar seus dados em agências bancárias


Rio - Começa na próxima segunda-feira o período de recadastramento dos aproximadamente 700 mil aposentados e pensionistas da União. Para continuar a receber benefícios, servidores inativos e beneficiários de pensões terão até novembro para atualizar seus dados. Mas, segundo a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento e Gestão, desta vez, o censo será simples e sem filas.

Aposentados que não cumprirem a obrigação até novembro terão o benefício suspenso a partir de janeiro de 2011. Mesmo dentro desse período, o servidor terá a possibilidade de justificar sua ausência, atualizar os dados no governo e restabelecer o pagamento.

0800 PARA AGENDAR

Os convocados precisarão apenas comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, de preferência, aquela em que recebem os proventos mensalmente. Lá, eles poderão se recadastrar, assim como foi feita a atualização do banco de dados dos aposentados do INSS.

Será necessário apresentar identidade, comprovante de residência e contracheque. Além disso, a secretaria estabeleceu um cronograma, em três fases, de agosto a novembro, com o objetivo de evitar filas e longa espera. Durante esses meses, o funcionário poderá agendar a visita ao banco por meio de um 0800, ainda a ser definido.

Para portadores de doenças graves que impedem a locomoção ou aqueles que não moram no País, haverá a alternativa de indicar representante legal, que poderá fazer a atualização dos dados por procuração. Nos casos de doença, o beneficiário será visitado por um assistente social para que a incapacidade seja comprovada.

Atraso de 12 anos na História

O processo de atualização cadastral de aposentados e pensionistas da União deveria estar acontecendo anualmente desde 1998. Na época, um decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso estabelecia que cada órgão da esfera federal realizasse ano a ano a atualização de dados dos beneficiários.

De acordo com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, até então o recadastramento era feito de forma irregular, sendo que grande parte das instituições não cumpriam a determinação legal. Diante disso, a Secretaria de RH optou por centralizar a atualização dos dados nas agências bancárias da Caixa e BB.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra