sábado, 18 de setembro de 2010

AGU garante autonomia da Funai na devolução de funcionários cedidos por outros órgãos


Agência Brasil - 17/09/2010


Brasília – A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu a autonomia da Fundação Nacional do Índio (Funai) para devolver funcionários cedidos por outros órgãos, após algumas de suas unidades serem extintas.

A decisão, tomada hoje (17), refere-se à ação de servidores que tinham cargos comissionados e gratificações no órgão e que consideravam ilegal a devolução. De acordo com a AGU, o Judiciário não pode intervir em políticas públicas adotadas pela Funai, a não ser em casos de excesso de poder administrativo, o que não foi encontrado no caso.

Segundo os funcionários, o decreto de 2009, que autoriza a devolução, é ilegal porque age com desrespeito em relação às origens étnicas. Na ação, eles exigiram a restauração dos cargos e a garantia de que não fossem punidos pelos períodos de ausência no trabalho.

A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF-1) e a Procuradoria Federal Especializada da Funai explicaram que o Decreto 7.056/09 autoriza a instituição a redistribuir os servidores das unidades extintas para melhor suprir as necessidades da população e da autarquia.

Além disso, as procuradorias esclareceram que não existe embasamento legal para manter funcionários em cargos comissionados ou gratificados pelo simples fato de conhecerem línguas indígenas.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra