quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mesmo com greve, serviços da UnB funcionam normalmente

UnB Agência - 29/09/2010


Biblioteca, Almoxarifado e Garagem estão abertos. Nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina, técnicos não pararam

Vinte e quatro horas depois de os técnico-administrativos decidirem retomar a greve, mesmo com a garantia do pagamento da URP, a Universidade de Brasília funciona normalmente. Nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina, os servidores avaliaram a retomada da paralisação como “equivocada” e decidiram, em reunião, continuar trabalhando. No campus Darcy Ribeiro, Biblioteca, Almoxarifado, Garagem e secretarias de unidades acadêmicas permanecem abertas nesta quarta-feira, 29 de setembro.

“Não faz sentido retomar uma greve que havia sido suspensa, ainda mais depois de conseguirmos o que queríamos”, avaliou a servidora Luiza Rodrigues, do campus do Gama. Ela se refere à liminar do Supremo Tribunal Federal que determina o pagamento da URP integral para todos os técnicos, assinada pela ministra Cármen Lúcia em 16 de setembro, e ao parecer da Advocacia-Geral da União que assegura o cumprimento da decisão, encaminhado à UnB nesta terça-feira, 28 de setembro.

Assim como no Gama, os técnicos das faculdades de Planaltina e Ceilândia também criticaram a decisão tomada na tumultuada assembleia desta terça-feira. “Temos documentos que garantem o pagamento. Esperamos que o contracheque do próximo mês venha com a URP, mas até lá vamos trabalhar”, afirmou o servidor Dionísio Filho Silva, de Ceilândia. A decisão foi tomada em reunião com os 38 técnicos do campus. Em Planaltina, segundo informações da direção, os serviços não pararam.

No campus Darcy Ribeiro, a Biblioteca funcionou normalmente na manhã desta quarta-feira, apesar de adesões isoladas à paralisação. Segundo Sely Costa, diretora da BCE, houve, inclusive, recorde no número de empréstimos e devoluções nos últimos dias. “Foram 10.609 transações, pelo menos 2 mil a mais que o inicio do semestre anterior”. Gleiciene Barbosa é uma das servidoras da BCE que compareceu ao serviço. “A comunidade não pode ser penalizada mais uma vez”, acredita.

NORMAL – O Almoxarifado, que já distribuiu 90% dos equipamentos acumulados durante os seis meses de greve, e a Garagem também funcionaram normalmente nesta quarta-feira. Nas secretarias acadêmicas da Arquitetura, Agronomia, Faculdade de Ciências da Saúde e Centro de Desenvolvimento Sustentável, consultadas pela UnB Agência, a adesão à greve também foi insignificante.

O Comando de Greve exige uma folha suplementar para o pagamento da URP de setembro.“É uma garantia depois de tanta insegurança”, justificou o servidor Maurício Sabino.

Em assembleia nesta quinta-feira, 30 de setembro, os servidores voltam a decidir se continuam ou suspendem a greve.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra