quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Advogado-Geral defende maior aproximação entre órgãos de controle e gestores públicos durante evento no RS


AGU - 02/12/2010


O Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adamns, disse na quarta-feira (1) que o país deve trabalhar para aproximar os órgãos de controle dos gestores públicos. Adams participou do II Congresso SulBrasileiro de Controle Público, em Porto Alegre. O evento propõe a se discutir, até hoje (02), a importância da transparência real e efetiva de todos os atos e informações da Administração Pública, para a consolidação de uma democracia ética.

O Advogado-Geral ressaltou que os membros dos órgãos de controle necessitam conhecer bem os problemas da Administração Pública. Ele explicou que a França possui um bom exemplo para reflexão no caso do controle público. Lá os cargos de gestão dos órgãos de controle são ocupados por ex-gestores com vasta experiência no setor público.

O ministro também falou sobre a possibilidade de conciliação entre os órgãos de controle e os governos. "Investir em bases de harmonia e conciliação ajuda a efetivar a ação do estado e ajuda o controle quando os agentes se comunicam". Ainda segundo Adams, as interpretações diferentes, dos diversos órgãos, dificulta a uniformidade e o sucesso docontrole.

Para Adams, governos e órgãos de controle devem buscar cada vez mais a conciliação, como neste caso do STF. "É preciso buscar bases de harmonia e conciliação para a efetividade da ação do estado. Ajuda o controle quando os agentes se comunicam, têm uma perspectiva equilibrada".

Durante a palestra o Advogado-Geral salientou que a AGU tem editado súmulas para que ação do agente público tenha segurança jurídica. Adams também defendeu a aprovaçãode um conselho para definir diretrizes de aplicação da Lei de Respnsabildiade Fiscal.

Evento

No primeiro dia do evento também foram debatidos temas como o Controle Social da Administração Pública; o Controle Interno da Administração e a Transparência dos Atos da Administração e Direitos Fundamentais.

A programação continua nesta quinta-feira (2), com conferências sobre os 10 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal; o Papel do TCU no Aperfeiçoamento da Legislação Brasileiar e as Licitações e os Contratos Administrativos.

A promoção é do Instituto Municipalizar. As palestras ocorrem no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Constas do Estado do Rio Grande do Sul, localizado na Rua Sete de Setembro, 388 Porto Alegre. O evento é promovido pelo Instituto Municipalizar com o apoio de diversas entidades e instituições públicas.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra