quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Conselhos de administração de estatais passam a ter participação de empregados


Agência Senado - 15/12/2010


O Senado aprovou nesta quinta-feira (15), em votação simbólica, projeto de lei da Câmara (PLC 61/10) que garante aos empregados de estatais participação em seus conselhos de administração.

O projeto abrange empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. A proposta vai à sanção presidencial.

A relatora da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Ideli Salvatti (PT-SC), apresentou parecer pela aprovação. A senadora justificou a medida dizendo que a Lei das Sociedades por Ações (Lei 10.303/01) criou a possibilidade de participação de representantes de empregados nos conselhos de administração das sociedades anônimas.

Ideli observou que a proposta pretende viabilizar a aplicação dessa prescrição no âmbito das empresas públicas e sociedades de economia mista e outras estatais sob controle acionário da União.

- A proposta é necessária e vem em boa hora - assinalou Ideli, que a considera "equilibrada e satisfatória".

Para a senadora, a regulamentação de sua implementação no âmbito de empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas com participação de capital da União também está de acordo com o artigo 11 da Constituição.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra