terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

AGU comprova ilegalidade de ordem de prisão expedida contra procuradores federais por não pagamento de benefícios previdenciários



AGU   -    01/02/2011


A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, suspender ordem de prisão contra procuradores federais que atuam junto ao INSS expedida através de ofício por juiz Federal de Mato Grosso. A decisão determinava a prisão dos procuradores caso não fosse cumprido de imediato o pagamento de benefícios previdenciários solicitados em quase 200 processos. 

A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) entrou com pedido de Habeas Corpus preventivo esclarecendo que o ato do Juiz é ilegal porque contraria o artigo 17 da Lei nº 10.910/2004 que assegura que os procuradores federais sejam intimados e notificados pessoalmente. A ordem de prisão sequer foi encaminhada aos procuradores.

A AGU sustentou que os procuradores determinaram o cumprimento do benefício que deixou de ser implantado por falta de documentos pessoais dos segurados. 
Afirmou, ainda, que os procuradores apenas representam as autarquias e não possuem poderes administrativos para a implantação ou revisão de benefícios, atribuição exclusiva de servidores do INSS.

Além disso, foi constatado que dos 200 processos, apenas 20% eram realmente devidos. Nos outros casos foram constatados a ausência de direito, os beneficiários faleceram, os benefícios já estavam ativos ou o INSS não foi intimado.

A Advocacia-Geral também destacou que o Juiz Federal, no exercício da jurisdição civil, não possui competência para expedir ordem de prisão, salvo na hipótese de descumprimento de pensão alimentícia.

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região concordou com os argumentos apresentados pela AGU e concedeu o Habeas Corpus. O Tribunal concordou que a ordem de prisão da primeira instância contraria a jurisprudência do STJ e do TRF da 1ª Região, no sentido de que "o não cumprimento da ordem judicial, por servidor público, configura, em tese, crime de prevaricação, mas não cabe ao juiz cível determinar a prisão. Se a ordem não é cumprida, só resta ao juiz remeter ao Ministério Público cópias das peças que demonstrem a desobediência".

A PRF1 é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra