quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aumento de salário de servidores públicos deve levar em conta recursos orçamentários da União



AGU    -    09/02/2011


O abono salarial, de que trata a Lei nº 10.698/03, foi concedido a título de correção de distorções salariais e não a título de revisão geral anual de proventos. Esse foi o entendimento defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU) em diversas ações ajuizadas por servidores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Eles alegavam que o abono resultou em índices diferentes de revisão para os servidores públicos federais e pretendiam receber supostos resquícios devidos pela União. 

Em 2003, o Governo Federal concedeu revisão geral de 1% aos servidores públicos, bem como vantagem pecuniária no valor de R$ 59,87 aos servidores federais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, através da Lei nº 10.698/03.

Diversos servidores da Anatel acionaram a Justiça, alegando que a medida causou diferenças de revisão para os servidores públicos federais de acordo com o vencimento de cada um, o que afrontaria o artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece a revisão geral sem distinção de índices. Eles queriam que a Anatel incorporasse o índice de 13,23% nos seus contracheques.

A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região e a Procuradoria Federal Especializada junto a Anatel defenderam que o abono salarial não se incorporava ao vencimento básico dos servidores e que a revisão geral anual, de acordo com previsão constitucional, já havia sido concedida pela Lei nº 10.697/03. Sustentaram também que o Poder Judiciário não pode aumentar vantagens ou vencimentos a título de isonomia, conforme Súmula do Supremo Tribunal Federal.

Os procuradores destacaram que para o aumento foi levado em conta os recursos orçamentários disponíveis naquele período, correspondendo ao índice de inflação adotado nas estimativas de receitas e despesas do Projeto de Lei Orçamentária Anual. Por fim, observaram que o percentual pleiteado pelos servidores da Anatel afrontaria as normas constitucionais orçamentárias, já que estaria sendo feito sem a prévia dotação orçamentária e muito menos sem a autorização na lei de diretrizes orçamentárias.

A 15ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal acolheu os argumentos, afastando o aumento de 13,23% nos salários dos servidores. 

RF1 e a PFE/Anatel são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra