segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estado brasileiro entregue a terceiros


Brasil S.A
Correio Braziliense - 21/02/2011


No ano passado, o Executivo federal cumpriu quase que integralmente a promessa de substituir a mão de obra irregular por servidores de carreira na administração direta. À custa de concursos e remenjamentos de pessoas, os ministérios sanearam cerca de 11 mil postos. Outros 1 mil — concentrados nas pastas da Justiça, da Integração Nacional, do Desenvolvimento Agrário e do Trabalho — ainda precisam se enquadrar. Mesmo com as restrições orçamentárias impostas pela equipe econômica e o corte recorde de R$ 50 bilhões nas receitas, o Ministério Público do Trabalho (MPT), responsável pela fiscalização das trocas, não crê em dificuldades para o cumprimento da meta. Por isso mesmo já autorizou a extensão do prazo para que os órgãos zerem o passivo ao longo dos próximos meses.
A preocupação de quem há anos aponta o dedo para os desmandos e passos em falso dados por maus gestores é outra. O nó da regularização da mão de obra estatal está em fundações, universidades federais, autarquias, sociedades de economia mista e empresas públicas. A chamada administração indireta emprega um contingente tão grande de corpos estranhos que nem mesmo o governo ou os órgãos de controle fazem ideia do volume. Sem a centralização das informações planejar qualquer tipo de reforma no sistema também fica quase impossível. Isso sem falar nos ruídos que, via de regra, deságuam nos tribunais na forma de liminares e ações protelatórias.
Passar a limpo os recursos humanos que fazem girar essa parte da engrenagem burocrática talvez seja o desafio do século. Não só pela quantidade de trabalhadores sem concurso que nos últimos anos passaram a povoar as estruturas intermediárias do Estado, mas especialmente pelo fato de que, ao contrário dos prédios da Esplanada, os órgãos em questão possuem personalidade jurídica própria e muitos deles até capacidade de produzir receita. Autonomia e dinheiro no bolso fortalecem o sentimento de que a lei pode esperar.
Não fossem esses dois “pequenos detalhes”, obrigar diretores e presidentes de empresas/órgãos que estão sob o guarda-chuva do governo ou têm a União como acionista majoritário a andarem na linha seria tarefa fácil. Vide o caso Petrobras. Dados de 2009 revelam que a companhia mantém nada menos do que 295 mil empregados terceirizados contra 76 mil do quadro. Como obrigá-la a inverter a balança? É o que procuradores do Trabalho em Brasília e no Rio de Janeiro tentam descobrir há mais de 10 anos. A despeito de toda sorte de iniciativas legais ou institucionais, a estatal insiste em manter a contratação de funcionários sem concurso como um de seus pilares na área de gestão de pessoal. Certo ou errado? Pouco importa. Prevalece a lógica empresarial, onde o que conta é o lucro, a eficiência de quem presta o serviço, os resultados alcançados e a sinergia que a organização consegue obter racionalizando processos.
Longe, mas muito longe mesmo, de alcançarem os calcanhares da Petrobras estão as instituições de ensino superior federais — com suas fundações e hospitais universitários abarrotados de gente sem concurso. Por necessidade ou comodismo, as fileiras do ensino superior público brasileiro foram engrossadas durante anos e anos na base de contratos de trabalho precários ou fora dos padrões convencionais impostos pela legislação. Corrigir as distorções nos câmpus do Brasil é urgente. Não dá mais para esperar.
Vassouras e rodos
A mesma pressa deveria valer para os órgãos públicos que recorrem a serviços de limpeza, conservação e vigilância oferecidos por prestadores privados. Empresas sem tradição no mercado derrubam os preços e vencem as licitações. Passado pouco tempo, como não conseguem mais se manter de pé, deixam a fatura no colo da União e os trabalhadores, no prejuízo. Casos de desrespeito pipocam todos os dias nos ministérios e até no Palácio do Planalto. Gente humilde acostumada a abrir e a fechar portas dos gabinetes mais importantes da capital da República corre atrás de salários atrasados, FGTS, férias e outros benefícios não pagos pelos antigos patrões. Essa tem se revelado a face mais perversa da terceirização no setor público. E, infelizmente, a mais complexa de ser mudada.
Mais com bem menos
Ao passo que a administração pública expõe sua completa incapacidade de pensar e aplicar políticas de recursos humanos 100% legais, os gestores (políticos e técnicos) iniciam a semana com as barbas de molho. É que a presidente Dilma Rousseff vai baixar nos próximos dias o temido decreto em que detalha os cortes noOrçamento 2011. Todas as áreas, com exceção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e dos projetos sociais, darão sua cota de sacrifício dentro daquilo que o governo batizou de consolidação fiscal — o famoso arrocho. A falta de dinheiro afetará concursos, nomeações e contratações de serviços. A ministra doPlanejamentoMiriam Belchior, afiou a tesoura e quer ver todo mundo rezando a cartilha da eficiência e do gasto consciente. Se vai funcionar ou não, essa é outra história. No mundo real o que ministros, secretários, diretores, gerentes e chefes de departamento sabem é que, pelo menos no discurso, os tempos são de vacas magras. Melhor não abusar da sorte.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra