quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Marcha dos 10 mil: Na Esplanada, servidores lançam campanha histórica em defesa do setor público


Condsef    -    16/02/2011


Esta quarta-feira, 16, vai ficar marcada na história dos servidores federais . O lançamento da Campanha Salarial unificada da categoria reuniu, na Esplanada dos Ministérios, cerca de 10 mil servidoras e servidores ativos, aposentados e pensionistas de todos os estados brasileiros. Vinte e três entidades, entre elas Condsef e CUT, mobilizaram a categoria em torno de bandeiras de luta  fundamentais para a melhoria de condições de trabalho e atendimento de qualidade à população que depende de serviços públicos. Uma comissão de representantes das 23 entidades sindicais tentou uma audiência com a ministra do Planejamento Miriam Belchior. Como ela não estava, a comissão entregou no ministério documento com as reivindicações dos servidores e aguarda o agendamento de uma reunião que reabra o processo de negociações com a categoria.
Enfrentando sol e chuva os servidores permaneceram mobilizados até o final da passeata que contou com a participação de parlamentares. O deputado Chico Alencar, a senadora Marinor Brito, entre outros manifestaram apoio à pauta dos servidores. Bem humorado um grupo de servidores chamou a atenção com um tradicional boneco do carnaval de Pernambuco que trazia a caricatura da presidente Dilma Rousseff. Em alusão aos anúncios de corte de R$50 bilhões no orçamento, suspensão de concursos públicos e a intenção do governo em aprovar projetos que prejudicam os servidores, como o PLP 549/09 e MP 520/10, a boneca foi apelidada de “Dil-MÁ”.
Durante a marcha, os servidores manifestaram seu apoio ao aumento do salário mínimo que será votado hoje no Congresso Nacional. A mobilização dos servidores contou com apoio de outros segmentos da sociedade, entre eles concursados que aguardam nomeações e representantes da UNE (União Nacional dos Estudantes).


Disposição para greves e mobilizações – A lista de ameaças aos servidores e serviços públicos é grande. A mobilização desta quarta mostra a disposição dos trabalhadores em enfrentar e combater todos os obstáculos que estão no caminho do fortalecimento do Estado e melhoria dos serviços públicos. A marcha dos 10 mil foi apenas a largada desta luta. Há disposição, inclusive, para realização de greves e novas mobilizações em defesa do setor público. 
A Condsef e todas as suas entidades filiadas, que levaram para marcha mais de 2 mil manifestantes, vão seguir mobilizando os mais de 80% de servidores do Executivo Federal que representam. Nesta quinta, 17, a Confederação realiza uma grande Plenária Nacional. Além de avaliar a atividade de hoje a categoria vota novas ações para manter os servidores mobilizados. Um calendário de atividades deve ser proposto.
Além da Condsef, as demais entidades nacionais que participam da Campanha Salarial também realizam suas plenárias. As reuniões unificadas continuam e os servidores vão decidir juntos como vão combater projetos que ameaçam a todos e como vão buscar avanços para melhorar a vida dos trabalhadores do setor e de todos aqueles que pagam impostos e dependem de serviços públicos no seu dia a dia.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra