sábado, 16 de abril de 2011

Aprovado em concurso terá que esperar contratação


O  DIA    -    16/04/2011


Ao enviar ao Congresso Lei de Diretrizes Orçamentárias, governo diz que só dará posse em seleção perto de perder validade

Rio - Preocupação para aprovados em concursos federais e balde de água fria em quem está inscrito nas seleções ministeriais ou se prepara em cursos especializados: só concursos com aprovados em cursos de formação terão contratação de servidores. O anúncio foi feito ontem pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ao apresentar o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviado ao Congresso.

“Fora disso, apenas nos casos estritamente necessários haverá contratações”, afirmou a ministra. “O que pudermos, vamos postergar para os próximos anos. O que for absolutamente necessário, vamos chamar”, completou.
Miriam Belchior citou como exemplo a seleção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que perde validade hoje: “Tomamos a decisão de contratação porque houve uma perda de analistas grande no Ibama. Servirão (essas nomeações) para substituir e garantir os trabalhos de licenciamento”.
A ministra também teve que explicar por que o adiamento de contratações não atingirá os gestores e analistas de sua pasta. Belchior justificou que os cursos de formação das duas carreiras terminaram em dezembro e em janeiro deste ano. “Já tínhamos comentado que chamaríamos”, disse.
Diretor pedagógico do curso preparatório Academia do Concurso, Paulo Estrela orienta os candidatos a não desanimar. “Mesmo com esses anúncios, continuamos na expectativa tanto do INSS quanto da Polícia Federal”, afirmou o especialista.
Segundo ele, o governo precisa ver o que é prioridade. “O INSS não é prioridade? A Polícia Federal não é prioridade? Esses dois vão trazer impacto na situação política do Brasil. O INSS vai abrir unidades sem ter atendentes? E a Polícia Federal? 2014 está chegando e o efetivo vai estar reduzido?”, questionou.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra