quinta-feira, 21 de abril de 2011

CAp-UFRJ terá uma semana de paralisação



Autor(es): Lauro Neto
O Globo - 21/04/2011



Docentes entram em greve na segunda-feira para protestar contra salários atrasados de professores substitutos 

Os professores do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ) decidiram, em assembleia realizada ontem, paralisar as aulas por uma semana a partir da próxima segunda-feira. Com o estado de greve, as atividades só devem ser retomadas no dia 2 de maio. A extensão da paralisação, que já ocorreu ontem, é decorrente da situação incerta dos professores substitutos, que compõem 60% do quadro docente do colégio. Segundo Cristina Miranda, vice-presidente do AdUFRJ, 28 estão sem receber salários desde fevereiro. 

Os docentes reivindicam a imediata regularização da situação funcional dos professores substitutos contratados em 2011, com constituição das respectivas matrículas e pagamento dos salários atrasados com a devida correção e a homologação dos contratos dos 20 professores concursados de 2010. 

- Vamos fazer uma paralisação de uma semana, que vai ser avaliada na próxima terça, em nova assembleia. Faremos reunião com os pais e várias atividades de mobilização. A interrupção vai depender da resposta da UFRJ e do MEC - explica Cristina Miranda, professora efetiva de artes visuais. - Embora a reitoria tenha apresentado uma medida paliativa de incluir esses professores como profissionais terceirizados, a UFRJ não pode inclui-los na folha de pagamento sem autorização do MEC. 

MEC diz que portaria autorizará contratação 

No fim da tarde de ontem, a assessoria de comunicação do Ministério da Educação (MEC) publicou no portal do órgão a notícia de que os institutos federais de educação, ciência e tecnologia estão autorizados a contratar docentes e técnicos administrativos para as escolas federais de educação profissional em funcionamento no país. A portaria interministerial do MEC e do Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão será publicada no Diário Oficial da União, mas não se estende aos colégios de aplicação. 

Segundo a assessoria do MEC, uma nova portaria interminesterial que contemple a autorização da contratação de professores nos CAps será publicada até terça-feira no DOU. Apesar disso, os professores do CAp-UFRJ decidiram manter o estado de greve até a próxima assembleia, no mesmo dia. Os docentes reivindicam, ainda, mais vagas para professores efetivos e que a reitoria da UFRJ se manifeste contra a minuta de portaria de regulamentação dos CAps. 

- Há duas semanas, a direção do CAp-UFRJ mandou uma minuta que fere a autonomia universitária e transfere a responsabilidade da administração para as esferas estadual e municipal. Queremos uma audiência emergencial com a Secretaria de Educação Superior (Sesu), do MEC, para apresentação da pauta de reivindicações - diz Cristina. 

O GLOBO procurou o reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira, para comentar o assunto, mas não conseguiu localizá-lo. A universidade está em processo eleitoral e escolhe seu novo reitor, em segundo turno, na próxima semana.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra