quarta-feira, 13 de abril de 2011

Entidades de servidores e Ministério do Planejamento vão elaborar calendário de negociação


Agência Brasil    -    13/04/2011




Brasília – Na próxima semana, governo e entidades que representam os servidores públicos federais começarão a discutir um calendário de negociações, disse há pouco o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira. Ele fez o anúncio após reunião de duas horas com funcionários públicos que promoveram uma manifestação em Brasília.
Na segunda-feira (18), o governo começará a fazer um conjunto de rodadas de reuniões com as entidades para estabelecer um calendário de negociações. Somente depois dessa fase, as reivindicações começarão a ser discutidas.
Apesar de o governo ter descartado atender quaisquer pedidos das entidades, o secretário considera que houve avanço porque nenhuma reivindicação deixará de ser discutida. “A principal característica da mesa de negociação permanente é a liberdade de pauta. Podemos discutir tudo, mas fazemos um acordo dentro da agenda sindical”, afirmou Ferreira. “É estratégia do governo da presidenta Dilma [Rousseff] a democratização das relações de trabalho.”
O secretário anunciou ainda que a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, pretende criar uma secretaria exclusiva para negociar as relações de trabalho. Atualmente, essa atribuição cabe à Secretaria de Recursos Humanos do ministério, que também cuida da administração do dia a dia do serviço público federal.
Ao longo do dia, os servidores públicos federais fizeram um protesto em Brasília. No início da tarde, eles se concentraram na Praça dos Três Poderes e protocolaram as reivindicações no Palácio do Planalto. Por volta das 15h, seguiram para o Ministério do Planejamento, onde se reuniram com o secretário e só saíram por volta das 20h. De acordo com a Polícia Militar, a manifestação, organizada por seis entidades que representam o serviço público federal, reuniu cerca de 6 mil pessoas.
Os servidores reivindicam o fim da suspensão dos concursos públicos e a retomada das nomeações, congeladas desde que o governo anunciou o corte de R$ 50,7 bilhões do Orçamento deste ano. As entidades também pedem a negociação de acordos coletivos, o estabelecimento de uma data-base conjunta em 1º de maio e a isonomia no auxílio-alimentação com os servidores do Legislativo e do Judiciário. Eles querem ainda a retirada de dois projetos de lei que congelam os salários do funcionalismo e permitem a demissão de servidores por mau desempenho.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra