terça-feira, 12 de abril de 2011

Gestão Lula extrapolou meta que ela mesma criou


Autor(es): Daniel Bramatti,
O Estado de S. Paulo - 12/04/2011


Em dezembro, 26,2% e 28,2% dos cargos DAS 1 e DAS 3 eram ocupados por não concursados. Segundo decreto editado por Lula, parcela não poderia ultrapassar 25%

O governo Luiz Inácio Lula da Silva estourou os limites que ele próprio estabeleceu para o ingresso deservidores não concursados nos cargos de confiança com remuneração mais baixa.
Dados do Ministério do Planejamento indicam que, em dezembro de 2010, último mês da gestão Lula, 26,2% e 28,2% dos cargos DAS 1 e DAS 3, respectivamente, eram ocupados por não concursados. Segundo decreto editado por Lula em 2005, essa parcela não poderia ultrapassar 25%.
Por outro lado, o governo encerrado em 2010 poderia ter preenchido com até 50% de não concursados os cargos DAS 4, mas manteve esse grau de ocupação em apenas 31,6%.
Sem restrições. Nos cargos DAS 5 e 6, não há regras estabelecidas - ou seja, se um ministro quisesse preencher todos esses postos com pessoas de fora da máquina pública, não haveria nenhuma restrição legal. Mas os não concursados nessas duas faixas eram apenas 33,4% e 39,7%, respectivamente, em dezembro passado.
Os números constam da última edição do Boletim Estatístico de Pessoal, publicação que detalha os custos e os quantitativos dos servidores federais até o término do segundo mandato de Lula.
O Portal da Transparência, que traz dados mais recentes, indica que o "estouro" das cotas de DAS para não concursados pode ter continuado no início do governo Dilma Rousseff.
O Ministério do Planejamento, porém, nega essa possibilidade. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os dados coletados pelo Estado mostram os porcentuais de ocupação em relação aos DAS atualmente ocupados, mas o cálculo deve ser feito em relação ao total de cargos disponíveis.
O ministério, porém, alegando se tratar de uma informação reservada, não revelou qual é o total de cargos DAS à disposição da presidente e dos ministros na da atual gestão.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra