terça-feira, 5 de abril de 2011

Procuradoria garante valide de decisão do IBGE que eliminou conselheira tutelar de processo seletivo para recenseadora



AGU    -    05/04/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a validade de uma decisão administrativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que eliminou uma conselheira tutelar do município de Mossâmedes (GO) do processo seletivo para a vaga de recenseadora. É que a candidata já recebia proventos da Administração Pública e a legislação proíbe a ocupação de dois cargos públicos ao mesmo tempo, ainda que temporários. 

Aprovada em 5º lugar no concurso, a candidata entrou com Mandado de Segurança alegando que foi impedida de participar das demais fazes do concurso. Sustentou que não ocupa cargo incompatível com a função para a qual se candidatou no IBGE, pois seu mandado como conselheira do IBGE seria eletivo. 

A Procuradoria Federal do Goiás (PF/GO) demonstrou, no entanto, que a Lei nº 8.069/90, que trata do Conselho Tutelar, estabeleceu que conta com parcela de soberania estatal, definindo, inclusive, que o conselheiro é um "servidor público relevante". 

De acordo com a PF/GO esclareceu, a conselheira já tinha conhecimento que não poderia assumir o cargo quando fez a prova do concurso, pois o item 2.1 do edital exige que o candidato não tenha ocupado cargos de serviço temporário nos últimos 24 meses.

Outro ponto levantado pelos procuradores é que o art. 6º da Lei nº 8.745/93, sobre contratação por tempo determinado, proíbe a celebração de contratos com servidores que já estejam atuando na Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas.

O Juiz Federal da 9ª Vara da Seção Judiciária de Goiás acolheu. De acordo com decisão, apesar de a conselheira alegar ausência de vínculo com qualquer dos entes da federação, a fonte pagadora de seus vencimentos é o Tesouro Municipal e isso impede sua contratação pelo IBGE

A PF/GO é unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra