quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sem abandonar demandas específicas, entidades vão fortalecer unidade em torno de pautas gerais


Blog do Servidor Público Federal    -    20/04/2011


Nesta terça-feira, representantes das entidades nacionais que compõem a Campanha Salarial Unificada dos servidores federais do Executivo, Legislativo e Judiciário debateram a abertura das negociações com o governo. Algumas entidades que ainda não fazem parte da campanha participaram da reunião de hoje e vão discutir com suas bases a adesão ao movimento unificado. O objetivo é fortalecer cada vez mais os servidores em torno das pautas e demandas gerais. A unidade não exclui a luta pelas demandas específicas, mas todas as entidades concordaram que precisam se unir em torno das diversas ameaças que rodam o setor público. Os grandes desafios estão concentrados na necessidade de derrubar projetos no Congresso Nacional como o PLP 549/10 que prevê limitação de investimentos públicos pelos próximos dez anos, entre outros.
Para combater os diversos desafios que ameaçam servidores e serviços públicos as entidades não vão aceitar que o Ministério do Planejamento negocie apenas com algumas entidades as pautas que fazem parte da Campanha Salarial Unificada. As entidades defendem que o governo não pode determinar quem deve negociar pelos trabalhadores. Na avaliação das entidades esta é uma tentativa de enfraquecer o movimento unificado que já é o maior da história de organização e mobilização dos servidores federais. Além disso, os servidores querem propor novas datas para as reuniões que envolvem as pautas gerais dos federais. O Planejamento sugeriu três reuniões nos dias 3, 17 e 31 de maio. Por se tratar de temas e demandas urgentes os trabalhadores querem dar maior agilidade aos debates.
Unidade reafirmada – As entidades vão enviar uma carta à ministra Miriam Belchior e aos chefes dos poderes Legislativo e Judiciário reafirmando a decisão dos trabalhadores de se manter unidos em torno das pautas gerais do setor público. Em paralelo, já está sendo solicitada reunião com o relator do PLP 549/10, o deputado Pepe Vargas. Vargas se colocou à disposição para dialogar com entidades e aprofundar o debate sobre o que este projeto significa para os servidores.
A luta se estende a outros projetos como o PL 1.992/07 que pretende criar uma previdência complementar que precisa ser combatida. Outro projeto que deve ser combatido é a MP 520/10 que abre a possibilidade de privatização dos hospitais universitários.  As entidades concordaram em orientar suas bases a participar de audiência publica que acontece na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público na próxima terça, 26. A audiência acontece no auditório 7 da Câmara dos Deputados, às 14 horas.
Calendário de mobilização – As entidades aprovaram ainda a realização de um dia nacional de luta na próxima quinta, 28 de abril. Mobilizações e manifestações em defesa dos servidores e serviços públicos devem ocorrer em todo o Brasil e em todas as esferas do Poder Público. No dia 11 de maio será realizado novo ato nacional com paralisação de atividades.
Logo depois da próxima reunião agendada no Planejamento para o dia 3 de maio as entidades voltam a realizar uma reunião ampliada. Neste encontro serão avaliadas novas atividades e mais um calendário de mobilização. Continue acompanhando e participando. A pressão e a unidade dos servidores federais se fazem fundamentais para avançar em conquistas, preservar direitos, garantir melhores condições de trabalho e melhores serviços públicos para a população brasileira.
Fonte: Condsef


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra