quarta-feira, 18 de maio de 2011

Negociação coletiva, direitos de greve e sindical vão exigir mais debate entre servidores e governo


Blog  do  Servidor  Público Federal     -     18/05/2011



Entidades nacionais, entre elas a Condsef, que participam da Campanha Salarial Unificada dos servidores federais voltaram nesta terça-feira ao Ministério do Planejamento  para a segunda reunião que debate reivindicações da categoria. Representantes de entidades nacionais do Executivo, Legislativo e Judiciário discutem com o governo a regulamentação da negociação coletiva no setor público, direito de greve e organização sindical. Complexo, o tema da reunião de hoje não se esgotou. Ainda esta semana, as entidades nacionais devem realizar uma reunião. O objetivo é consolidar uma proposta única dos trabalhadores a ser defendida junto ao governo. Uma nova reunião deve acontecer ainda este mês no Planejamento para tentar buscar um consenso sobre o tema. No próximo dia 31 já está agendada a terceira reunião que debate os demais itens da campanha unificada dos federais.

 No encontro de hoje, entidades e governo também trataram de pendências nos termos de compromisso que criam oficinas de trabalho para discutir projetos como a MP 520/10, PL 1992/07 e PLP 549/09. Uma agenda será apresentada até o dia 20 deste mês. A participação das entidades nas oficinas está assegurada. Apesar de o Planejamento voltar a afirmar que o governo não apóia a aprovação do PLP 248/98, o texto do termo de compromisso vai necessitar de alguns ajustes antes de ser assinado.

Criado no governo FHC, o PLP 248/98 prevê demissões sumárias caso um servidor alcance avaliação insuficiente por três vezes; consecutivas ou não. Para os trabalhadores o projeto quebra a estabilidade deixando o servidor vulnerável e à mercê de perseguições políticas. Antes de tudo o servidor público está a serviço da população e deve ter segurança e garantias para poder, por exemplo, denunciar irregularidades sem temer que isto possa lhe causar demissão sumária.

A Condsef segue acompanhando os debates da pauta unificada dos servidores federais. A pauta específica também continua sendo debatida. Nesta quarta, a entidade voltará ao Ministério do Planejamento onde segue negociando pendências registradas em um memorial assinado entre a Condsef, CUT e SRH no final do ano passado.

Fique ligado. Todas as informações de interesse dos setores da base da Condsef seguem sendo divulgadas aqui em nossa página.

Fonte:  Condsef


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra