sexta-feira, 20 de maio de 2011

Projeto reverte para poder público milhagem aérea de viagem oficial de servidor


Agência Câmara de Notícias      -     20/05/2011



A Câmara analisa o Projeto de Lei 414/11, do deputado Genecias Noronha (PMDB-CE), que reverte para o poder público as bonificações (milhagens e créditos de novos bilhetes) concedidas na aquisição de passagens aéreas por órgãos da administração pública. Atualmente, o beneficiado é o servidor que viaja.

O projeto ainda estabelece que as milhagens ou os créditos deverão ser destinados a programas de inclusão social por meio do esporte. A proposta é semelhante ao PL 208/07, do ex-deputado Iderlei Cordeiro, que foi arquivado no fim da legislatura passada.

A proposta ainda obriga todos os órgãos da administração pública a divulgar, pela internet, o nome dos funcionários que usarem passagem aérea a serviço, além da data e da justificativa da viagem.

Sistema injusto
Genecias Noronha argumenta que o sistema atual é injusto, pois beneficia o funcionário que viaja. “O servidor não é o responsável pelo pagamento da passagem, nem pela escolha da companhia, o que fere o princípio do marketing comercial que serve de base para a bonificação”, afirmou.

A destinação das milhagens e créditos obtidas com a compra das passagens para programas de inclusão social, segundo ele, tornará mais justo o uso do recurso público. Ele lembra que, especialmente, em projetos esportivos para populações de baixa renda, há uma necessidade permanente de passagens aéreas para o deslocamento dos atletas.

Tramitação
A proposta tramita conjuntamente com o Projeto de Lei 156/07, que também regula a destinação de prêmios de passagens aéreas adquridas pela administração pública. Os dois projetos, que tramitam em caráter conclusivo, serão analisados pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra