terça-feira, 17 de maio de 2011

Terceirização: responsabilidade subsidiária para órgãos públicos na pauta


DIAP    -    17/05/2011



O Tribunal Superior do Trabalho (TST) suspendeu suas atividades regulares até esta sexta-feira (20) para que os 27 ministros da Corte discutam diversos pontos polêmicos de sua jurisprudência e revejam normas institucionais.

Um dos resultados esperados da Semana do TST é a definição jurisprudencial de temas ainda não pacificados pela Corte, como a responsabilidade subsidiária de entes públicos nos contratos de terceirização de mão de obra.

A jurisprudência atual (Súmula 331) diz que o Estado é responsável pelas dívidas trabalhistas dos terceirizados, mas diverge da posição recentemente adotada pelo Supremo Tribunal Federal.

Discussão
As discussões serão fechadas, e os ministros se dividem em dois grupos: o de normatização e o de jurisprudência. O primeiro vai analisar e elaborar proposta de revisão das normas internas do TST (inclusive seu Regimento Interno e o do Conselho Superior da Justiça do Trabalho) e elaborar anteprojetos de lei voltados para o aperfeiçoamento processual, com prioridade para a execução trabalhista.

O grupo de jurisprudência vai analisar e aprovar propostas de edição, revisão ou cancelamento de súmulas, orientações jurisprudenciais e precedentes normativos do TST. Ao final, uma reunião plenária apreciará as propostas, e suas deliberações serão ratificadas pelo Tribunal Pleno.

Outros temas que devem ser discutidos estão o prazo prescricional para ações que envolvam complementação de aposentadoria, o adicional de risco para portuários em terminais privativos, os critérios para pagamento de horas in itinere, a equiparação dos operadores de telemarketing com os telefonistas e a questão dos honorários de sucumbência.

 (Fonte: Valor Econômico)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra