segunda-feira, 6 de junho de 2011

AGU garante indisponibilidade de bens de ex-servidor do INSS por concessão irregular de Certidão Negativa de Débito


AGU     -      06/06/2011



A  Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro, a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis de ex-servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que causou prejuízo aos cofres públicos de R$ 874,4 mil. Ele cometeu fraude contra a autarquia em 2001, que consistia na concessão irregular de pelo menos 12 Certidões Negativas de Débito (CND).

A CND é um documento emitido pelo INSS, destinado a comprovar a regularidade em relação às contribuições previdenciárias, por parte das empresas ou de contribuintes. A certidão é emitida, por exemplo, nos casos de contratação com o poder público e no recebimento de benefícios ou quando da averbação da obra no Cartório de Registro de Imóveis.

A ação foi ajuizada pelos procuradores federais da Procuradoria Regional Federal da 2ª região (PRF2), para condenar o servidor ao pagamento da quantia desviada. Ele foi nomeado chefe de duas importantes unidades do INSS no Rio de Janeiro (RJ), entre os anos 2000 e 2001. O esquema consistia na liberação de CNDs sem o pagamento integral, por parte dos contribuintes, do valor devido à Seguridade Social, o que causou o prejuízo de mais de R$ 874,4 mil.

Os procuradores federais do Núcleo de Ações Prioritárias (NAP), vinculado à Coordenação de Cobrança e Recuperação de Créditos (CCOB) da PRF2, em atuação conjunta com a Corregedoria Regional do INSS, conseguiram comprovar a fraude. Demostraram na ação, ainda, que o réu já havia sido demitido por quatro vezes em processos administrativos disciplinares, a primeira vez em 2002.

A vitória reforça o propósito das Procuradorias Federais da AGU no combate à corrupção e registra um aproveitamento de 100% nos pedidos de liminar feitos em ações de improbidade administrativa pela CCOB da PRF-2.

A PRF-2 e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) do INSS são unidades da Procuradoria Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra