segunda-feira, 6 de junho de 2011

Audiência discute situação do Plano de Saúde dos Ferroviários


Agência Câmara de Notícias     -     06/06/2011




A Comissão de Seguridade Social e Família realiza nesta terça-feira (7) audiência pública para discutir a situação do Serviço Social das Estradas de Ferro (Sesef) e do Plano de Saúde dos Ferroviários (Plansfer). Em janeiro deste ano, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu pela liquidação extrajudicial do Sesef/Plansfer, devido à falta de recursos financeiros. Entidades representativas dos ferroviários tentam reverter a decisão.

O deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), que solicitou o debate, lembra que o órgão é alvo de investigação da Polícia Federal por má gestão entre 2003 e 2008. A gestão do fundo, nessa época, teve como responsável um diretor-executivo designado pelo governo federal.

O deputado diz que, durante esse período, ocorreram “descalabros financeiros, inclusive caracterizadores do crime de peculato e de improbidade administrativa”.

Para Dr. Aluizio, cabe à União fazer o aporte de dinheiro necessário a recompor o patrimônio do Plansfer, que foi “subtraído por uma gestão iníqua, irresponsável e perdulária”. O deputado informa que uma proposta para viabilizar o aporte aguarda decisão no Ministério dos Transportes. Essa proposta foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Sesef em abril de 2011.

O parlamentar afirma que a decisão da ANS de liquidar o plano não tem amparo legal e prejudica cerca de 10 mil ferroviários (em torno de 5 mil idosos), que ficarão sem plano de saúde.

Até 2007, o Sesef/Plansfer era vinculado à Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). Com a extinção da RFFSA naquele ano, o plano passou a ser vinculado à Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa controlada pela União e vinculada ao Ministério dos Transportes.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o diretor-executivo do Sesef/Plansfer, Jorge Moura;
- o diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, João Edacir Calegari Morais;
- o presidente da Federação Nacional Independente dos Trabalhadores sobre Trilhos (FNITST/CUT), Jerônimo Miranda Neto;
- o presidente da Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina, Raimundo Neves de Araújo.

A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 7.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra