segunda-feira, 13 de junho de 2011

PALESTRA SOBRE ADVOCACIA PÚBLICA ABRE CICLOS DE DEBATES DIREITO E GESTÃO PÚBLICA


Sítio do Servidor Público
Brasília     -     13/06/2011




A Secretaria de Gestão e a Consultoria Jurídica do Ministério do Planejamento, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), abriram, oficialmente, na última sexta-feira, as atividades deste ano do Projeto “Ciclo de Debates Direito e Gestão Pública”. Realizado no auditório térreo do ministério, o evento contou com a palestra Advocacia de Estado, Administração Pública e Democracia, proferida pelo advogado da União, Guilherme Cintra Guimarães, seguida de debates sobre o assunto, tendo como moderador o representante da Casa Civil da Presidência da República, Aldino Graeff.

Ao participar da abertura dos ciclos de 2011, a secretária de Gestão, Ana Lúcia Amorim, disse que fortalecer a governança das instituições públicas “é o grande desafio que os governos estão tendo que superar”. Diante desse esforço, afirmou que é importante ter um canal de interlocução para promover a integração e a harmonização de dirigentes e servidores públicos nas esferas de Governo e no âmbito dos Poderes. “Para conseguirmos viabilizar a Administração Pública eficaz e eficiente precisamos de referenciais comuns e isso inclui o debate sobre concepções diferentes. Nesse sentido, os ciclos funcionam como um espaço de descompressão”, afirmou.

Os Ciclos de Debates Direito e Gestão Pública constituem fórum aberto às ideias e à livre discussão. Desde o lançamento em 2009, foram realizados mais de 35 eventos em Brasília e em outras capitais, com o objetivo de viabilizar novos entendimentos entre agentes públicos sobre temas conflitantes da administração nas dimensões do direito e da gestão.

No próximo dia 15, será realizado o segundo debate, tendo como tema a Gestão de Pessoas e a Judicialização. Serão palestrantes a diretora do Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais, Valéria Porto, e o coordenador-Geral de Procedimentos Judiciais, Rogério Xavier, ambos da Secretaria de Recursos Humanos.

O Projeto Ciclo de Debates lançou este ano convocatória para a inscrição de artigos sobre os temas Direito, Gestão e Democracia. O prazo para registrar os trabalhos é 8 de julho. Os artigos deverão ser apresentados em seminário do Projeto Ciclo de Debates, a ser realizado em Brasília, em novembro de 2011.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra