segunda-feira, 13 de junho de 2011

Servidor público sem reajuste poderá ser indenizado


Luiz Orlando Carneiro
Jornal do Brasil     -     13/06/2011




Constituição garante revisão "sempre na mesma data"

Os servidores públicos podem garantir, em breve, o direito de pleitearem  indenização quando os governos – federal, estaduais ou municipais – deixarem de cumprir o dispositivo constitucional que lhes garante revisão   anual da remuneração “sempre na mesma data”. Basta que a maioria do  Supremo Tribunal Federal acompanhe o contundente voto proferido na última  quinta-feira pelo ministro Marco Aurélio, relator de um recurso  extraordinário de funcionários públicos de São Paulo, que tramita na Corte  desde 2007, com “repercussão geral” reconhecida. A ministra Cármen Lúcia  adiantou um pedido de vista, mas prometeu proferir o seu voto numa das  próximas sessões do tribunal.

PMs paulistas pedem indenização por perdas

No recurso – cuja decisão servirá de paradigma para todas as causas  similares – policiais militares paulistas contestam acórdão do Tribunal de  Justiça estadual que negou o pedido de condenação do Executivo ao pagamento  de indenização a fim de repor as perdas inflacionárias nos seus  vencimentos desde janeiro de 1997.

De acordo com o advogado da Federação  Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Fenajufe), Pedro Pita  Machado, a questão interessa, diretamente, a cerca de 10 milhões de pessoas.  Além da Fenajufe, participa do processo como parte interessada a Associação  Nacional em Defesa dos Servidores Públicos.


No início do julgamento, o advogado da Fenajufe sustentou que o fato de o direito à revisão não poder ser assegurado não impede a indenização pleiteada, já que esta "é uma obrigação secundária, decorrente do descumprimento da obrigação original de revisar os vencimentos". Já o procurador do estado de São Paulo defendeu a tese de que o reconhecimento do direito à indenização equivaleria à obtenção do reajuste por meio judicial. A seu ver, isso não seria possível, já que a revisão de vencimentos tem de ser feita com base em lei.


Voto do relator


No seu voto, o ministro-relator ressaltou que os autores do recurso não buscavam nenhuma forma de ganhar "aumentos", mas pura e simplesmente uma indenização pelo descumprimento, pelo poder público, de um dever jurídico que, mais do que isso, é "um constitucional". E mencionou não só o inciso 10 do artigo 37, que exige a "revisão geral anual" dos vencimentos do funcionalismo público, como também o parágrafo 6º do mesmo artigo, segundo o qual "as pessoas jurídicas de direito público responderão pelos danos que seus agentes causarem a terceiros".


Na parte final de seu voto, Marco Aurélio afirmou: "O quadro demonstra o desprezo do Executivo ao que foi garantido constitucionalmente aos servidores públicos quanto ao reajuste da remuneração, de forma a repor o poder aquisitivo da moeda. Nas esferas federal, estadual e municipal, em verdadeiro círculo vicioso, os olhos são fechados à cláusula clara e precisa do inciso 10 da Carta, asseguradora da revisão anual de remuneração, sempre na mesma data e sem distinção de índices. A consequência é o achatamento incompatível com a própria relação jurídica mantida, decorrendo desse fenômeno a quebra de equação inicial e o enriquecimento sem causa do Estado".


Ainda segundo Marco Aurélio, "no campo da omissão, haverá o dever de indenizar quando ficar concretamente demonstrado que, existindo a obrigação legal de agir e a possibilidade de evitar a lesão, ocorreu o fato danoso". Ao concluir o voto, o ministro- relator da causa julgou procedente o recurso, impondo ao estado de São Paulo "a obrigação de indenizar os autores em razão do descompasso entre os reajustes porventura implementados e a inflação dos períodos", levando em consideração o índice oficial referente à inflação de cada um dos períodos, sempre no mês de janeiro, e, além dos vencimentos, férias e 13º salário. A seu ver, na indenização, deve ainda ser observada "a incidência de juros moratórios bem como da correção monetária, contados os primeiros a partir da data da citação (início do processo na instância inferior)".




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra