quinta-feira, 14 de julho de 2011

CCJ aprova anistia de multa a sindicatos de servidores do INSS


Agência Câmara de Notícias     -     14/07/2011




A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (13) o Projeto de Decreto Legislativo 2304/09, da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que concede anistia de multa judicial aplicada à Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) por greve realizada em junho e julho de 2009.

Além disso, a proposta suspende a aplicação do Memorando-Circular Conjunto 01/09, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério da Previdência Social, que classifica as faltas dos servidores grevistas de injustificadas.

O relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), foi favorável ao projeto e às duas emendas aprovadas na Comissão de Seguridade Social e Família, na forma de substitutivo. A primeira emenda estende a anistia aos sindicatos de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) filiados à Fenasps. A segunda determina que os valores descontados dos trabalhadores grevistas, pelos dias de falta, sejam ressarcidos.

Para o relator, é preciso defender o direito de greve dos servidores “diante de tentativas de enfraquecê-lo ou inviabilizá-lo por instrumentos administrativos”. Ele lembra que o direito de greve dos servidores públicos é assegurado pela Constituição.

Tramitação
O projeto já havia sido aprovado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A proposta segue para análise do Plenário.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra