quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pressão por avanços: Exames periódicos começam a ser feitos mais de dois anos depois de regulamentação


Blog do Servidor Público Federal    -    20/07/2011




Parece mentira, mas após muita pressão por parte da Condsef e suas filiadas, dois anos depois da regulamentação de práticas para exames médicos periódicos na administração pública, só agora os primeiros resultados práticos desse direito dos trabalhadores estão sendo sentidos. A Condsef recebeu informações de que os exames começaram a ser realizados na Funasa, tanto na presidência quanto nas sedes das superintendências nos estados. Cerca de 4 mil cedidos, segundo a Funasa, ainda terão que esperar até a segunda quinzena de agosto para que seus exames periódicos tenham início.  No Ministério da Saúde os exames começaram pela sede, mas a Condsef segue a pressão para que passem a ocorrer nos estados, núcleos e demais vinculadas, bem como em todos os órgãos da administração pública. Este é um direito dos trabalhadores do setor público que o governo precisa cumprir. A falta de respeito e o descaso já provocam situações limite. Nesta terça, 18, faleceu o agente público José Hélio Vieira. José é o 38º óbito registrado somente em um município no estado do Pará. Em todo o Brasil já são centenas os servidores vítimas de intoxicação pelo uso inadequado de inseticidas no combate a controle de endemias.

A falta de exames periódicos prejudicou muitos que tiveram sua saúde afetada gravemente. Em muitos casos o governo não reconhece a responsabilidade para com esses trabalhadores. Caso houvesse exames periódicos eles estariam protegidos e receberiam o tratamento devido do Estado. Ao contrário, muitos continuam morrendo a míngua sem tratamento devido. Exames periódicos servem para garantir um histórico da vida e saúde dos trabalhadores. Isso é fundamental para garantir trabalho digno e com saúde aos servidores. A Condsef cobra responsabilidade do governo para que ele faça valer o Decreto (veja aqui) e Portaria Normativa  (veja aqui) publicados em 2009.

Audiência pública e encontro para debater situação grave – Na segunda quinzena de agosto a Condsef participa de uma audiência pública que vai debater os problemas ligados aos servidores contaminados pelo uso de inseticidas. A audiência contará com participação conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados. A Condsef também vai promover um encontro dos trabalhadores do setor de sua base para buscar novas ações em defesa da luta dos intoxicadas e pela garantia aos exames periódicos estendida a todos da administração pública.

Fonte: Condsef



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra