segunda-feira, 4 de julho de 2011

Senado vota reforma administrativa sob pressão


Blog do Servidor Público Federal     -     04/07/2011





Proposta do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) sugere redução de cargos de confiança e economia de R$ 120 milhões, mas setores da Casa resistem
A redução dos cargos de confiança, de 2.995 para 1.220, o corte de 30% dos 3.500 empregados terceirizados e a proibição de contratar apadrinhados para o conselho editorial são algumas das mudanças propostas pelo parecer do relator da reforma administrativa do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Sob pressão de vários setores da Casa, o texto será votado amanhã na subcomissão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que trata do tema. As normas só poderão entrar em vigor depois de aprovadas pela CCJ e pelo plenário.
A reforma começa a andar dois anos depois de o Estado denunciar uma série de desmandos no Senado, como a existência de órgãos utilizados como cabide de emprego e o uso de atos secretos na contratação de fantasmas e parentes de senadores e servidores.


A aprovação das medidas resultará numa economia anual de R$ 120 milhões nos gastos da Casa, segundo Ferraço.


A diretoria-geral apoia essas alterações, mas tenta manter um número acima das 1.220 funções comissionadas existentes hoje por meio do substitutivo apresentado pelo senador Benedito de Lira (PP-AL). O relator diz que aceitará as sugestões que tornem a máquina administrativa menos onerosa, mais funcional e transparente.


Ele afirma que seu parecer propõe "avanços interessantes". Mas ressalva a necessidade de "ter cuidados e não radicalizar, senão vou atender aos que querem manter tudo como está".


Essa é a terceira reforma na administração do Senado, todas elas tendo José Sarney (PMDB-AP) como presidente da Casa. O ponto em comum aos trabalhos feitos em 1997 e 2003 é que nem tudo o que poderia ser feito para moralizar a administração é proposto. Prova disso é a manutenção, até hoje, do apoio aeroportuário para os senadores.


Trata-se de um serviço para "orientar" e "controlar" a assistência a autoridades do Senado "no embarque e desembarque nos aeroportos e nos trabalhos de desembaraço de bagagens e encomendas nos terminais de cargas e nos órgão alfandegários, quando procedentes do exterior e executar atividades correlatas". O que pode ser entendido como uma ajuda para liberar bagagem irregular ou acima do peso. O serviço foi mantido no substitutivo da diretoria-geral e no do relator. Segundo Ferraço, isso foi um "engano, que será corrigido".


Apadrinhados. O relator informa que os dois textos (dele e a outra proposta de Benedito de Lira) proíbem o conselho editorial do Senado de contratar servidores comissionados (sem concurso). Todos eles terão de ser efetivos. A medida vai impedir que o órgão continue sendo utilizado para contentar apadrinhados, como é o caso da aspirante a modelo Nathalie Rondeau, filha do ex-ministro de Silas Rondeau; a mulher do deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), Alba Leite; e a filha do secretário de Segurança do Maranhão, Gabriela Guimarães Mendes.


Outra mudança é a de impedir os superpoderes do diretor-geral, como ocorreu, durante os 15 anos da gestão de Agaciel Maia, ligado a Sarney.


O cargo muda de nome, passando a ser ocupado pelo secretário-geral de administração, que será submetido ao plenário e terá mandato de dois anos, renovável pelo mesmo período.

Fonte:  O Estado de S.Paulo




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra