terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reajuste de até 31% para servidor federal



Jornal Extra     -     23/08/2011




O funcionalismo federal poderá ter reajustes de 2,3% a 31%, a serem pagos somente em julho do ano que vem, segundo uma proposta de negociação apresentada pelo governo aos representantes da categoria. Deverão ser contemplados 420 mil servidores ativos e inativos das carreiras do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), da Previdência, da Saúde e do Trabalho, entre outras.

De acordo com o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Costa, a oferta ainda não é oficial.

— Estamos em discussão interna e vamos negociar com o governo para bater o martelo — explicou.

Pela proposta, o maior percentual — de 21,4% a 31% — seria aplicado aos vencimentos de cerca de 84 mil servidores das categorias contempladas que têm nível superior. Os funcionários de nível intermediário e os auxiliares teriam valores fixos de R$ 211 e R$ 105, respectivamente, o que deve representar um acréscimo salarial de 2,3% a 7,3%.

A Condsef participou, ontem, de uma audiência pública na Comissão de Legislação Participativa (CPL), da Câmara dos Deputados, para discutir a abertura de novos concursos públicos, além das perspectivas de acordo sobre o reajuste salarial para os servidores federais.

Gastos da União

O relator da matéria, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), apresentou dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), segundo os quais há uma folga nas contas do governo suficiente para garantir o reajuste ao funcionalismo. Para o deputado, a equipe econômica deveria mudar a estratégia de reduzir os gastos públicos apenas com o corte de despesas com pessoal.

A audiência pública na Câmara tratou ainda da realização de concursos para suprir a defasagem de servidores e substituir terceirizados. Segundo Josemilton Costa, da Condsef, no governo Lula, cerca de 200 mil vagas foram preenchidas nos três poderes por meio de seleções públicas, mas o déficit é de quase 700 mil.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra